Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

20/10/2011
Estômago sensível? Proteja-se da esofagite

Sensação de azia, amargor, mal estar, incômodo. Para muitas pessoas essas são sensações cotidianas, mas é preciso cuidar para que um simples problema estomacal não se torne uma esofagite. O gastroenterologista Wilson Beleski de Carvalho, da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, explica que a esofagite é uma inflamação do esôfago, normalmente associada ao refluxo.

“A esofagite normalmente é tratada com medicação e mudanças comportamentais para que não haja complicações, como a formação de úlceras no esôfago, estreitamento do esôfago e até mesmo o desenvolvimento de câncer”, orienta.

Cuidar da saúde e principalmente da alimentação é fundamental. O especialista diz que mudança de hábitos alimentares é o principal no tratamento. Entre as orientações para dar um descanso para o seu sistema digestivo, estão evitar alimentos como café, chocolate, frituras, embutidos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. “Além disso, é preciso comer devagar, várias vezes ao dia e jamais deitar-se após comer”, destaca. Comer e logo deitar-se para dormir não é nada bom, é preciso esperar duas horas, depois de alimentar-se, para depois ir dormir.

Outro fator importante no tratamento é emagrecer se estiver acima do peso e procurar elevar a cabeceira da cama. Isso por que, a esofagite tem entre os seus sintomas a azia e a regurgitação. Outros sintomas, atípicos, envolvem irritação na garganta, tosse, pigarro e rouquidão.

Ou seja: a melhor forma de prevenir-se da esofagite é manter os hábitos de vida saudáveis, permanecer no peso ideal, evitar exageros alimentares, comer devagar, mastigar bem os alimentos e evitar ficar mais de três horas sem se alimentar.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas