Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

19/02/2012
Doenças do verão: Alimentação saudável favorece a imunidade

Alimentação balanceada auxilia na manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico para evitar doenças como gripes, resfriados, infecções respiratórias, otite, conjuntivite, herpes, problemas gástricos entre outros. Doenças que são muito comuns nesta época do ano e que são provocadas por causa das variações de temperatura causadas pelo calor de ambientes externos e o resfriamento brusco de ambientes internos, com ar condicionado.

"A alimentação desempenha um papel muito importante no bom funcionamento do organismo", afirma Rita Helena Bueno Pinheiro, coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Segundo ela, as reações do sistema imunológico também necessitam de energia e vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas na defesa do corpo.

Cardápio com sinal verde para uma vida saudável.

Consumo adequado de frutas, legumes e verduras, que são alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, cujo papel principal é regular as funções do organismo. A recomendação é de pelo menos três a cinco porções de frutas e de 4 a 5 porções de verduras e legumes, diariamente.

As frutas ricas em vitamina C como laranja, limão, acerola e morango são importantes agentes antioxidantes, prevenindo o envelhecimento e desgaste celular.

As verduras e legumes como brócolis, espinafre, beterraba, tomate, escarola e alface são ricos em ferro, vitaminas e fibras, contribuindo para o bom funcionamento intestinal, redução do colesterol e prevenção de alguns tipos de câncer. "Não podemos esquecer os outros grupos de alimentos como os cereais, que fornecem energia para manter nosso corpo em movimento", lembra a nutricionista.

As carnes bovinas, de frango e peixe, ovos, leite e seus derivados como queijos e iogurtes que, além de nos fornecer proteínas responsáveis pela produção e reparação dos nossos tecidos corporais, auxiliam no fortalecimento do nosso sistema imunológico.

Já as gorduras também contribuem beneficamente para o bom funcionamento do nosso organismo, como por exemplo, o azeite de oliva que é rico em ômega 3 e pertence a uma categoria muito especial de gordura que auxilia no controle do colesterol e triglicérides. "Os alimentos consumidos de maneira isolada não têm efeito benéfico. O correto é nos alimentarmos de forma regular e sem excessos", completa.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas