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25/02/2012
GINÁSTICA LABORAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - Um plano para sair do sedentarismo

A nutricionista Paula Castilho, junto com o consultor físico e personal trainer, Marcos Paulo Rosmaninho montam um planejamento específico para quem precisa se exercitar mas não tem tempo- ou não gosta!- de sair do escritório.

Hoje em dia a busca pela qualidade de vida está em alta, isso devido a diversas doenças crônicas que vão aparecendo com o passar do tempo. Diabetes, excesso de peso, obesidade, artrites, dentre outras, são fatores comuns e que nos levam a um risco de morte.

Muitos reclamam de falta de tempo para praticar atividade física e manter uma dieta adequada, porem, tudo é questão de planejamento. E isso é o que vamos ensinar agora, principalmente para você que não sai do escritório!

A ginástica laboral é a prática de atividade física durante a jornada de trabalho, realizada coletivamente pelos funcionários, no próprio escritório, objetivando, entre outros fatores, a manutenção e melhora da saúde física. “A prática desta atividade tem como função fortalecer e alongar determinados músculos muito exigidos durante as atividades diárias, o que previne problemas posturais e lesões, que além de trazerem riscos aos funcionários, representam custos operacionais para a empresa”, explica Marcos Paulo.

Esta ginástica é de curta duração, por isso não causa cansaço. Além disso, a dinâmica aplicada pelo Profissional de Educação Física melhora as relações interpessoais e contribui para a prevenção e recuperação de "doenças do trabalho", promovendo o bem estar coletivo. A proposta de atividades de interação entre os funcionários traz resultados positivos e satisfatórios.

Este tipo de atividade está crescendo a cada dia não só nas grandes empresas, mas nas médias e pequenas também. Para muitas empresas, é um preço pequeno a pagar visando trabalhadores saudáveis. De acordo com um estudo recente feito pela American Sports Data Inc. 05/2011, pessoas que se exercitam têm mais energia.

A Ginástica Laboral pode ser dividida em várias modalidades dentro de uma empresa, são elas:

· Ginástica Laboral Antes do Trabalho: A que antecede o início da jornada de trabalho, visando o preparo do organismo do trabalhador para a realização de suas tarefas. É composta de exercícios físicos que irão aquecer e preparar a musculatura que será exigida durante a atividade, levando ao despertar do corpo e da mente. A grande vantagem dessa modalidade é preparar o indivíduo para sua jornada de trabalho, e decorrente disso diminuir as chances da ocorrência de erros e acidentes de trabalho ocasionados pela falta de atenção e disposição.

· Ginástica Laboral Corretiva: Tem como objetivo principal concentrar as atividades em grupos que possuam características posturais em comum, sendo assim restrita a um grupo de pessoas menor, para melhor atuação e atenção para com os trabalhadores. Estas seções serão realizadas separadamente.

· Ginástica Laboral Compensatória: Esta é realizada durante a jornada de trabalho, através das pausas visando que o trabalhador compense as alterações indesejadas advindas do stress físico e mental. Serão realizados então exercícios de alongamento e relaxamento adequando e moldando a volta às atividades.

· Ginástica Laboral Relaxante: É realizada após a jornada de trabalho com objetivo de minimizar o stress, fadiga física e mental. Dessa forma levando o trabalhador ao sair da empresa se sentir confortável e disposto para realização de outras tarefas fora do ambiente de trabalho. E principalmente motivando a volta ao trabalho no dia seguinte.

A prática de atividade física juntamente com uma alimentação saudável e balanceada é o melhor convênio que cada pessoa pode ter, além de ser muito mais barato. “Para programar uma alimentação é muito fácil”, explica Paula.

“O primeiro passo é montar uma lista de supermercado que será feita aos finais de semana, no qual você programará sua semana de maneira saudável e eficaz” diz Paula.

Leve em consideração o tempo que você fica sem fazer nada no trânsito dentro o carro, ônibus, ou metro… não pule o café da manhã.

Separe os seguintes produtos (escolha um de cada)

- Suco de soja, ou, suco natural light, ou, água de coco, ou, chá;

- Pacote de bolacha integral individual (6 unidades), cookies integrais (6 unidades);

- Uma fruta de sua escolha;

Com pouco esforço, é possível tomar um café da manhã corretamente, indicado para suprir a correria da saída de casa, afinal, todos nos queremos dormir alguns minutinhos a mais.

Para os lanches da manhã, dê preferência as frutas, mas se não tiver como levar, invista nos polenguinhos e barrinhas de cereais com ate 80 kcal (prefira as de fibra).

No lanche da tarde, as melhores opções são os iogurtes, não precisa ser desnatado e nem natural, de preferência para os lights ou 0% de gordura que esta de bom tamanho, para quem nunca experimentou, os de soja são bem saborosos e mais saudáveis. “Se puder, separe uma colher de sopa de fibra (ou granola, ou linhaça, ou aveia) dentro de um saquinho plástico e misture”, acrescenta Paula.

Na volta para casa, para não ficar muito tempo sem comer nada, consuma uma fruta ou 01 pacote de salgadinho de soja. Já ouviu falar? Sim, são bem mais saborosos e nutritivos do que os convencionais, além de não terem quase gordura e nem sódio.

Viu como é fácil?

Dica: troque os restaurantes “fast food” por restaurante por quilo, coma primeiro a salada para depois se servir com o que realmente quer comer. Consuma poucos líquidos durante a refeição (até 300 ml) e sempre pule a sobremesa, no máximo um picolé de frutas sem leite uma hora após o almoço.

Sabemos que ao chegar em casa, a preguiça e a cama falam mais alto, por isso, aos finais de semana, deixe as frutas e hortaliças lavadas e pedaços de frango e peixe temperados assando enquanto toma banho. Depois é só temperar e pronto. Uma refeição leve para quem iria com certeza pedir uma pizza ou fazer um lance.

Qualidade de vida não é para poucos, mas sim para quem quer! Não deixe de praticar atividade física e manter uma alimentação balanceada.

Procure orientação profissional.

Serviço: http://saborintegralconsultoria.com.br





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