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12/09/2012
10 dicas para quem acabou de ter um bebê!

A chegada de um bebê é sem dúvida um dos momentos mais inesquecíveis de uma mulher. Mas durante a licença maternidade, além de toda alteração hormonal e emocional que a mamãe passa neste novo período, há também novos fazeres dentro de casa, como segurar o recém-nascido no colo, amamentar, trocar a fralda, por exemplo. Sem contar a possível depressão pós-parto.

Para prevenir e amenizar dores musculares nas costas, câimbras e má-circulação nas pernas e nas articulações, principalmente neste inverno, a fisioterapeuta Vanessa Marques, ensina algumas dicas simples para ser adotadas no dia a dia. Entre elas:

10 dicas para o pós-parto:

1- RESPIRE de forma correta. Esse ato é simples, porém de grande importância para o relaxamento mental e físico. Com toda a mudança de rotina, as mamães no pós-parto muitas vezes não conseguem diminuir o ritmo. Quando estiver confortável, em um ambiente tranquilo, faça o seguinte: feche os olhos, inspire pelo nariz (puxe o ar) e expire pela boca (solte o ar) lentamente. Na expiração, libere todo o cansaço e se sentirá mais leve depois. Pode repetir quantas vezes achar necessário e se sentir relaxada. Cuidado para não puxar o ar com muita força e sentir tontura.

2- DESCANSE no intervalo das mamadas. É importantíssimo que a mãe esteja descansada e relaxada para que a amamentação seja bem sucedida. O cansaço e o stress da mãe podem diminuir a produção de leite. Aproveite quando seu bebê dormir para descansar, nem que seja meia horinha. Já notamos a diferença.

3- POSTURA Não tem corpo que aguente por muito tempo a má postura durante a realização de atividades como amamentar, dar banho ou segurar o bebe.

• Durante a amamentação lembre-se de se sentar-se um uma posição correta e confortável. Quando estiver sentada, mantenha os pés apoiados no chão e lembre-se de dar apoio aos seus braços, com almofada de amamentação ou até podendo improvisar com um travesseiro ou rolinho de toalha. Mantenha os ombros relaxados para não sobrecarregar a cervical. Caso prefira amamentar fora da cadeira, lembre-se de apoiar corretamente a coluna e os braços para que fiquem confortáveis.

• Ao trocar a fralda do bebe ou dar banho dê uma atenção especial a sua postura. Não mantenha por muito tempo a sua coluna curvada à frente.

4- ALONGUE-SE Medidas simples que farão toda a diferença na sua qualidade de vida. Cuidar de um bebê pode acarretar em dores ou adquirir alguma tendinite, então, nada melhor do que PREVENÇÃO.

• Três alongamentos que podem ser feitos antes ou depois de amamentar. São simples e não gastam muito tempo. Os alongamentos podem ser feitos na posição sentada com os pés e coluna apoiadas ou em pé com semi flexão dos joelhos:

a) Relaxe os ombros e suba-os lentamente associando com a respiração (puxando o ar). Quando soltar os ombros solte também o ar esvaziando os pulmões. Repita de três a cinco vezes.

b) Tracione a cabeça para baixo com a ajuda das mãos na nuca. Mantenha por 10 segundos e repita o movimento duas vezes.

c) Tracione a cervical com cuidado para o lado direito e mantenha 15 segundos, depois repita o mesmo movimento para o lado esquerdo. Repetir de duas a três vezes.

Estes alongamentos deixarão a região cervical mais leve e relaxada.

5- MÁ-CIRCULAÇÃO Não fique muito tempo na mesma posição. O momento da amamentação é uma boa hora para ativar o sistema linfático. Faça movimentos circulares com os pés cinco vezes para o lado direito e cinco vezes para o lado esquerdo. Caso tenha algum apoio para os pés também irá facilitar o movimento e a circulação.

6- ASSOALHO PÉLVICO Independente do tipo de parto, a musculatura desta região deve ser trabalhada. Assim que seu médico liberar o ideal é passar em uma consulta com fisioterapeuta especializado nesta área para uma avaliação completa. Alguns serviços públicos e privados já possuem este tipo de atendimento.

7- ALIMENTAÇÃO Alimente-se bem no período pós –parto, assim como a gestação, essa etapa requer cuidados especiais com a saúde. Ingerir alimentos nutritivos de três em três horas.

8- HIDRATAÇÃO A ingestão diária de muita água e fundamental para a mamãe.

9- ATIVIDADES FÍSICAS Assim que seu médico liberar, retorne as suas atividades físicas. Além de socialização com outras pessoas fora do ambiente da sua casa, estará principalmente se dedicando à saúde e bem-estar.

10- DELEGAR Delegar tarefas facilita sua rotina e não a deixará sobrecarregada. Enfim, curta este momento que é mágico na vida de qualquer mulher. Sabendo que erros e acertos são comuns nesta fase e é neles que aprenderemos a grande dádiva da maternidade.






Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





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