Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

21/10/2012
Apneia do sono

O sono é um dos momentos mais importantes do nosso dia. Enquanto dormimos, o organismo realiza funções essenciais, com consequências diretas sobre a saúde. Entretanto, existem alguns distúrbios que podem tornar o sono um momento desagradável como, por exemplo, a apneia obstrutiva do sono. Conhecida como um dos principais distúrbios do sono, a doença pode atrapalhar a qualidade de vida do indivíduo.

E apesar de ser uma relação muito próxima, o ronco e a apneia não estão exatamente ligados. “O ronco nada mais é que o som provocado pela vibração dos tecidos moles da via aérea, durante a passagem de ar. Já apneia é definida como a parada total da respiração durante o sono por um tempo maior que 10 segundos”, diz o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Alfredo Lara, especializado na medicina do sono.

Atualmente, mais de 10% da população acima de 65 anos apresentam apneia obstrutiva do sono, contudo, a doença não afeta só essa faixa etária. Num estudo publicado em 1993, entre americanos de 30 a 60 anos, 9% das mulheres e 24% dos homens apresentavam índices de distúrbio iguais ou maiores do que 5. Cerca de 2% das mulheres e 4% dos homens queixavam-se também de sonolência durante o dia. Em crianças, é possível encontrar episódios em cerca de 1% a 3%, dos casos.

Os sintomas mais comuns são ronco, episódios visíveis de interrupção da respiração e sonolência excessiva durante o dia. Nos casos mais graves, os portadores acordam com a sensação de que estão sufocando.

O médico Alfredo Lara, chama a atenção ainda para a quantidade de doenças decorrentes da apneia obstrutiva do sono. “As pessoas que sofrem desse distúrbio podem desencadear doenças cardiovasculares, metabólicas, disfunções sexuais e alterações na memória”, afirma.

Por isso, é importante procurar um médico se houver a manifestação de algum desses sintomas, para que o diagnóstico possa ser feito rapidamente, evitando futuras complicações à saúde.

Serviço
http://www.cemahospital.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Otorrinolaringologia com Dr. Mauricio Kurc





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas