Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

29/01/2007
Artrite

A artrite afeta milhões de pessoas no mundo inteiro. O termo artrite significa "inflamação de uma junta", na verdade de uma membrana, chamada membrana sinovial. Mas na verdade só quem sofre desse mal sabe como são as dores nas articulações do corpo. É uma doença inflamatória, crônica, ainda incurável. Ela acomete homens e mulheres.

A osteoartrite – forma mais comum – é encontrada em adultos com mais de 50 anos. Essa enfermidade também é conhecida como "doença degenerativa das articulações".Conforme o tempo vai passando, a artrite pode aparecer simplesmente por causa do envelhecimento das articulações. Outros fatores que podem apressar o desenvolvimento da osteoartrite são: sobrepeso, má postura ou até mesmo uma lesão. A proteção da cartilagem que cobre as extremidades dos ossos pode ter irritação crônica. A cartilagem torna-se mais fraca e fina. Em algumas circunstâncias ela pode desaparecer, expondo o osso por completo. As extremidades ósseas também podem engrossar.

Geralmente alguém que sofre de osteoartrite só tem problemas nas articulações dos quadris, joelhos e espinha. Às vezes, a dor pode ser aliviada com repouso. Mas em casos mais grave, só a medicação é eficiente. Além disso, a atividade física é uma arma bastante poderosa. Os exercícios são capazes de ajudar a fortalecer os músculos em volta das articulações. Só em casos muito graves uma intervenção cirúrgica é necessária para trocar ou reparar uma articulação com problemas.
Os exercícios são muito importantes para todos, mas é especialmente essencial para pessoas que sofrem desse problema. Se o seu aluno tem artrite atividades como corrida, ginástica aeróbica e a maioria dos esportes não são recomendados. Mas isso não significa que ele vai ficar parado sem treinar. Eis aqui alguns exercícios que ajudam a fortalecer as articulações

- Pedalar. Mesmo não sendo possível caminhar, correr, praticar ginástica aeróbica ou levantar pesos, andar de bicicleta faz bem para as articulações além de ser recomendado para todas as idades. Só tem-se que ter cuidado se seu problema for mais localizado nos joelhos. Não faça semindicação médica.

- Alongamento. Esses exercícios são vitais para o fortalecimento das articulações, além de melhorar a flexibilidade. Os especialistas em fitness recomendam pelo menos meia hora de alongamentos de duas a três vezes por semana. Mas se for possível fazer todos os dias é melhor ainda.

- Subir escadas. Esse é um dos exercícios mais eficazes para fortalecer os ossos, músculos e articulações dos membros inferiores. E a vantagem é que existem muitas escadas espalhadas por aí.

- Natação. ótima atividade para aliviar impacto e promover uma melhor irrigação da articulação devido à movimentação sem ação da gravidade.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas