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28/08/2013
Mulheres e suas fases hormonais!



Atualmente além dos tratamentos normais de TPM (medicamentosos) ela tem sido muito bem tratada com exercícios físicos. É, isto mesmo: EXERCÍCIOS PARA ALIVIAR A TPM ! Mas lembre-se ele tem que ser orientado pois senão ao invés de ter efeito benéfico, vai ser causador de estresse, aí as coisas só pioram. Veja e entenda logo abaixo as mudanças que a mulher passa durante todo seu ciclo hormonal.

Ao menos já se sabe por que "mulher é um bicho esquisito". Enquanto os homens passam a maior parte da vida produzindo testosterona regularmente, a mulher tem variações na produção de estrogênio e progesterona. Essa oscilação hormonal divide o ciclo menstrual em fases bem definidas marcadas por instabilidade emocional e física, o que reflete diretamente no seu comportamento e disposição. O quadro só piora se o desequilíbrio entre os dois principais hormônios femininos é muito acentuado, causando um rebuliço tão grande que caracteriza a TPM (tensão pré-menstrual). Estudos mostram que cerca de 80% das mulheres apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual, e 52% delas têm mudanças drásticas no humor e no comportamento.

Nos últimos anos, alguns tratamentos têm amenizado os sintomas com o uso de antidepressivos, hormônios como a progesterona e o estradiol, além de vitaminas, minerais e aminoácidos. Os médicos, no entanto, dizem que mudanças nos hábitos alimentares, alívio nas tensões do dia-a- dia e inclusão de atividades físicas podem resolver a maioria dos casos. O calendário menstrual abaixo mostra as principais mudanças que acontecem durante o ciclo e dá dicas para lidar com cada fase. Compare com o que você sente e entenda melhor por que há dias em que você está cheia de energia e outros em que é difícil até levantar da cama.


1º ao 3º dia: Menstrual

1) Físicos: alívio do "peso" nas pernas, corpo desincha, pele opaca e cabelo rebelde.

2) Psíquicos: sonolenta, muito sensível

3) Emocionais: atenciosa, introspectiva, reservada, intimista

4) Comportamento:normal, preguiçosa para atividades físicas

5) Apetite: normal

6) Dica: Prefira alimentos com vitamina K, que diminui o fluxo menstrual (fígado, farelo de farinha, óleo de soja, vegetais verdes). A vitamina A ajuda na recuperação do endométrio (fígado, margarina fortificada, damasco, melão e pêssego) e a vitamina C melhora a absorção de ferro (acerola, abacaxi, limão, laranja e kiwi). Tome bastante água para combater a retenção de líquidos



4º ao 10º dia: Pós-menstrual

1) Físicos: pele saudável, cabelo macio, peso normal, sono tranquilo

2) Psíquicos: boa memória, espírito empreendedor

3) Emocionais: calma, lúcida, afetuosa

4) Comportamento: normal, desejo sexual ativo, extrovertida

5) Apetite: baixo

6) Dica: Aproveite, é a melhor fase do mês. Dê preferência a alimentos em soja para aumentar os de estrogênio



11º ao 17º dia: Fértil

1) Físicos: pele viçosa, cabelo sedoso, lubrificação vaginal intensa

2) Psíquicos:hiperativa, competitiva, dominadora, decidida

3) Emocionais: sedutora

4) Comportamento: desejo sexual no ápice

5) Apetite: pouco

6) Dica: Inclua vitamina E, encontrada em peixes (salmão e atum), folhas verdes, germe de trigo e óleos vegetais (canola e milho). Evite gordura animal que destrói a vitamina E. Aumente o nível de ferro com legumes escuros (brócolis e espinafre) e carne vermelha magra



18º ao 25º dia: Pré-menstrual com TPM

1) Físicos:dor muscular e de cabeça, tonturas, palpitação, retenção de líquido, ganho de peso, seios doloridos, ondas de calor, fadiga, náuseas e vômitos, cólicas, acne,

2) Psíquicos: ansiosa, esquecida, insone, ataques de pânico, falta de concentração

3) Emocionais: depressiva, irritada, choro fácil

4) Comportamento: queda de motivação

5) Apetite: fome exagerada

6) Dica: Aumente em 10% a ingestão de carboidratos, que melhoram a sensação de bem-estar, e coma produtos integrais, que auxiliam na prisão de ventre, além de serem ricos em magnésio e vitamina B6. Evite alimentos embutidos que aumentam a retenção de líquido por causa do sal. Corte cafeína (Coca-Cola, café, chá preto, chá mate etc.), que aumenta a ansiedade. Tome muita água. Faça exercícios



18º ao 25º dia: Pré-menstrual normal

1) Físicos: seios doloridos, aumento de peso, abdômen distendido, sensação de peso no baixo ventre, pele opaca, cabelo rebelde

2) Psíquicos: esquecida e distraída, sonolenta, muito sensível

3) Emocionais: agitada, insônia

4) Comportamento: baixa produtividade, baixa criatividade, impaciente, carente de afeto, desejo sexual em baixa

5) Apetite: grande

6) Dica: Limite a quantidade de sal por causa da retenção de líquido. Abuse de alimentos à base de magnésio, que previnem a retenção, diminuem a compulsão por doces (castanhas, legumes e vegetais verdes). Inclua vitamina B6, que tira a dor da mama e funciona como antioxidante (farelo e germe de cereais, gema de ovo, farinha de aveia e legumes). Cereais integrais, banana e chocolate são ricos em um tipo de aminoácido que aumenta a síntese de serotonina, um neurotransmissor que regula o sono e o humor.





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1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

8) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

9) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

10) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

11) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner





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