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30/09/2013
Conheça os alimentos que protegem o coração do colesterol ruim!

A hipercolesteroliemia – presença de altas taxas de colesterol - chega sorrateiramente à vida de milhares de pessoas e é um dos principais responsáveis pelas doenças cardiovasculares, que respondem por 56% das mortes em todo o mundo, segundo estudos publicados no Monica Project, da Organização Mundial da Saúde (OMS). A pesquisa mostra que mais de 50% das pessoas entre 35 e 64 anos convivem com níveis de colesterol além do limite clínico aceitável. Desse grupo, mais de 15% estão com níveis 10% acima desse limite.



Um dos fatores para os altos índices de mortalidade está diretamente relacionado ao abandono do tratamento da doença e à falta de mudanças de hábitos, principalmente alimentares. “Muitos pacientes recebem o resultado das análises clínicas e levam a receita do médico, mas como não sentem nenhum sintoma acabam abandonando o tratamento até a doença evoluir para um estágio irreversível”, explica Pedro Oliveira, diretor médico da empresa ePharma. Outro fator é o custo do medicamento, que interfere diretamente nas finanças das famílias. No Brasil, o custo médio anual do tratamento contra o colesterol gira em torno de R$ 1.800,00.


Quais alimentos protegem o coração?

Muitos alimentos podem contribuir para o controle do colesterol. Para que os efeitos sejam mais efetivos o ideal é que eles sejam consumidos dentro de uma dieta. Além dos alimentos a prática de atividade física contribui para proteger o coração do colesterol ruim.

Segundo a nutricionista Patrícia Citelli Berger do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, os melhores alimentos para o controle do colesterol são os peixes de água fria (ex. sardinha, atum, salmão, truta), aveia, farinha de linhaça, frutas oleaginosas (castanha do Brasil e nozes), leguminosas (soja, feijões, grão de bico ervilhas) e azeite de oliva. “Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para tentar demonstrar este mesmo efeito com outros alimentos como frutas cítricas, gengibre, maçã, canela, alcachofra e açaí”, comenta a nutricionista.

De acordo com a especialista, não há recomendações específicas por faixa etária, ou seja, não existe nenhum estudo que certifique que determinado alimento é mais indicado para uma criança ou idoso. “Vale lembrar que os alimentos consumidos separadamente não fazem milagre, eles precisam estar inseridos numa dieta equilibrada associada a hábitos de vida saudáveis”, esclarece.

Aconselha-se aumentar o consumo de peixes no lugar de carnes vermelhas. No caso da aveia consumir 2 a 3 colheres de sopa por dia, a farinha de linhaça, 1 colher de chá por dia e as oleaginosas 4 unidades por dia, variando os tipos. Para quem prefere tomar sucos no lugar de comer a fruta a nutricionista faz um alerta importante, o efeito de tomar o suco não é o mesmo se comparado com a fruta, pois as fibras das frutas são nutrientes muito importantes para o controle do colesterol. Nos sucos elas não estão presentes ou existem em quantidades muito pequenas. Para diminuir o gordura dos alimentos ingeridos evite comer derivados de carnes vermelhas e pele de frango, miúdos, frutos do mar, laticínios integrais, queijos amarelos, gordura vegetal hidrogenada e frituras em imersão de óleo, independente do tipo de óleo em que tenha sido frito o alimento.




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1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

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7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

10) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

11) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

12) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

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14) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

15) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

16) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

17) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





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