Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

04/10/2013
Massagens podem ser coadjuvantes nos tratamentos de saúde!



Normalmente utilizadas para fins estéticos e relaxantes, a massagem tem desempenhado cada vez mais um papel importante nos cuidados com a saúde. Chamada atualmente de massoterapia, ela consiste em um conjunto de toques exercidos com as mãos e outras partes do corpo ou com aparelhos, sobre uma ou mais partes do corpo, além de realizar movimentos nas articulações, alongamentos e aplicações de calor e frio.

A fisioterapeuta Mariana Moraes, do Zahra Spa e Estética, conta que existem diversos tipos de massagens e que elas têm inúmeras indicações: aliviam o estresse e a tensão, diminuem as dores musculares, controlam a dor, eliminam traumas físicos, melhoram a circulação sanguínea e flexibilidade, promovem a saúde e bem-estar e também melhoram a qualidade de vida. Mas é preciso que antes o cliente já tenha o diagnóstico do problema para que profissional possa utilizar as técnicas de massagens de acordo ele.

“Essa é uma das grandes diferenças entre a massoterapia e a massagem comum. Além dela ser feita por profissionais altamente qualificados, antes do procedimento é feita uma entrevista onde podemos decidir qual será o direcionamento da terapia de acordo com a necessidade da pessoa. Ou seja, se ela tiver dor muscular, o massoterapeuta terá que utilizar técnicas diferentes das que usaria em alguém que quer apenas aliviar a tensão. Já um massagista comum segue uma mesma sequência de movimentos para todo mundo”, explica Mariana.

A maioria dessas técnicas é milenar, nascida na medicina chinesa, em meados de 1800 A.C., mas conta, hoje em dia, com toques da cultura ocidental. Mas, enquanto as massagens orientais focam na fisiologia do sistema circulatório, a ocidental focaliza a fisiologia energética. Mas o objetivo é comum: o tratamento físico, psicológico e até espiritual. “É importante salientar que os benefícios dessas terapias só são sentidos apenas se o tratamento for prolongado e o paciente se submeter a sessões regulares e constantes de massagens”, diz a fisioterapeuta.


Os tipos de massagens e seus efeitos

Shiatsu

Essa terapia oriental é milenar e desenvolvida no Japão, embora sua origem seja na China. Além de equilibrar os pontos dos meridianos (canais de energia) que percorrem nosso corpo, trazendo bem-estar, ela também ajuda no combate à insônia, ansiedade; melhora a circulação sanguínea; e alivia a dor causada por contratura e má postura (dores nas costas e articulações). O Shiatsu ainda é indicado no caso de cólicas menstruais, intestino preso, dor de cabeça e enxaqueca.
“A pressão do dedo do terapeuta atua no fluxo da energia, que circula no corpo onde percorrem os canais e meridianos, promovendo o equilíbrio da energia. Dessa maneira, faz fluir onde está bloqueado e seda onde está em excesso. A melhora dessa energia capacita o organismo a criar uma resistência natural, corrigindo os desequilíbrios internos, prevenindo patologias e tratando doenças crônicas e agudas”, garante Mariana.

Ayurvédica
É uma vigorosa massagem que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas neles e nos tecidos. Através de toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, ela propicia um realinhamento postural, alívio de tensões (por vezes crônica) no corpo físico, fortalece o sistema imunológico e tem efeitos antiestresse e antidepressivos.

Desportiva
Essa é indicada para todos que praticam algum tipo de esporte, seja profissionalmente ou por hobby. É uma massagem profunda com deslizamento nos grupos musculares mais solicitados na prática de atividade física. Dentre os seus benefícios, estão: relaxar a musculatura em geral, porém com maior foco nos músculos mais solicitados conforme a prática esportiva; melhora da circulação sanguínea e oxigenação das células; acelerar a recuperação dos grupos musculares; e recuperação do vigor físico.

Destoxi Drenante
É uma massagem com derivados de biotecnologia marinha que tem a proposta de desintoxicar e drenar o organismo a fim de equilibrar as funções metabólicas proporcionando mais saúde, bem estar e diminuindo edemas.
Mariana explica que a técnica é altamente especializada e que combina manobras de massagem drenante manual a massagem terapêutica oriental e manobras da massagem relaxante. Os ativos utilizados no creme são derivados da Biotecnologia Marinha que potencializam essa ação desintoxicante e drenante. “Os resultados são garantidos: desintoxica, elimina toxinas, equilibra as funções metabólicas, diminui edemas, combate a flacidez e relaxa a musculatura”, afirma.

Abhyanga
Ela é a massagem mais comum na Índia e o seu conceito se dá em utilizar uma quantidade grande de óleo para nutrir os tecidos e eliminar as toxinas, base dos tratamentos ayurvédicos. É feita com óleo morno, escolhido de acordo com o Dosha do paciente (caracterização do perfil biológico do indivíduo, segundo a Medicina Ayurvédica), respeitando uma avaliação prévia. São realizados movimentos e leves alongamentos visando à eliminação das toxinas e desintoxicação do corpo.
“Devido aos processos de eliminação de toxinas, gera uma desintoxicação do organismo, equilibrando os doshas, melhorando a oxigenação dos tecidos, agindo na prevenção de doenças e melhorando a saúde no geral. Se feita regularmente, relaxa músculos, nervos e juntas. E como atua diretamente nos sistemas linfático, sanguíneo e nervoso, também estimula o sistema digestivo. Além, claro, de a massagem proporcionar um bem estar e relaxamento”, diz a fisioterapeuta.



Veja mais sobre SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

10) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

11) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

12) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

13) Nutrição com Dra. Rosana Farah

14) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

15) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

16) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

17) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas