Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

06/12/2013
Conheça os benefícios e segredos da massagem!



Estudos realizados por pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, apontam que a massagem pode trazer benefícios além do relaxamento muscular. O ConsultaClick, portal de agendamento de consultas, mostra como foi realizado o estudo e quais foram as melhorias encontradas.


A pesquisa
Para encontrar as respostas das questões acima, 53 adultos saudáveis participaram de um estudo. De todos os participantes, 29 foram escolhidos aleatoriamente e submetidos a uma sessão de 45 minutos de intensa massagem sueca. As outras 24 pessoas receberam uma sessão de massagem leve.

Os exames de sangue
Duas mostras de sangue foram colhidas de cada um dos voluntários, uma logo após a massagem e outra uma hora depois.
Saiba que exames laboratoriais mostraram que uma única sessão de massagem foi capaz de causar alterações biológicas em quem a recebeu, diminuindo o estresse e aumentando a sensação de bem-estar.


Os resultados
Massagem sueca – Aqueles que foram submetidos à massagem sueca experimentaram reduções significativas nos níveis de cortisol no sangue e saliva (o hormônio do estresse). Os voluntários também tiveram elevação no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico, o que sugere maior capacidade de defesas do corpo.

Massagem leve – O segundo tipo de massagem se mostrou mais benéfico ao organismo que a massagem sueca. Quem recebeu massagem leve tive aumento na produção de oxitocina, hormônio que vem sendo estudado em humanos como possível co-adjuvante em emoções ligadas ao bem-estar. Os voluntários que receberam massagem leve apresentaram reduções mais acentuadas de um hormônio que estimula as glândulas adrenais a liberar o cortisol.


Fonte: O estudo foi publicado no The Journal of Alternative and Complementary Medicine. Mark Hyman Rapaport, diretor de psiquiatria e neurociências comportamentais do Cedars-Sinai, é o principal autor.


Massagem Modeladora: melhor contorno corporal e sem dor
Atualmente, as gorduras localizadas e os temíveis furinhos de celulite podem ser, senão eliminados, amenizados consideravelmente através de vários tratamentos, cremes e soluções. Para obter um resultado ainda melhor, o tratamento de Massagem Modeladora é um dos mais eficientes coadjuvantes de outros métodos. Com objetivo de quebrar a gordura localizada, que é posteriormente eliminada pela corrente sanguínea, a técnica logo surte efeito, principalmente se for aliada a exercício físico e uma boa alimentação.

A técnica é caracterizada pelos movimentos vigorosos, fortes e precisos nas regiões com gordura localizada, como bumbum, coxas e abdômen. A realização manual da massagem permite que o terapeuta avalie cada região do corpo, verificando os locais de maior acúmulo de gordura, direcionando o tratamento, tornando-o mais eficaz e objetivo. “Com as manobras manuais é possível melhorar a oxigenação dos tecidos e ajudar na quebra das moléculas de gordura. Dependendo da região que é tratada, com a massagem modeladora é possível reduzir de 3 a 8 centímetros das medidas”, garante a esteticista Renata Buarque, da Clínica Medical Laser.

Embora os movimentos da massagem modeladora sejam realmente fortes, a técnica é totalmente indolor e não deixa o corpo com hematomas. A região com celulite é a mais sensível, mas depois de algumas sessões da massagem o incômodo inicial vai diminuindo gradativamente.


Segredo das famosas - Invariavelmente, quando as revistas femininas entrevistam celebridades para descobrir seus truques de beleza, a massagem modeladora faz parte da listinha de muitas. Não é à toa. A massagem modeladora é altamente eficaz contra celulite, flacidez e gordura localizada. Mas não é preciso ser atriz de novela para também usufruir dos benefícios da massagem. Segundo Renata Buarque, através da massagem modeladora, qualquer mulher pode desfrutar dos seus benefícios, como ter o corpo modelado e se ver livre da celulite, flacidez e gordura localizada.

No entanto, é muito importante ter uma alimentação equilibrada, caso contrário todo o esforço será em vão. Refrigerantes, doces, massas brancas, enlatados são os verdadeiros responsáveis pelo acúmulo de gorduras. Portanto, ao ingerir esses alimentos e bebidas você não colaborará em nada na manutenção de um corpo bonito. “Quando falamos da alimentação correta, não estamos focando apenas na parte estética, mas na saúde também. É necessário introduzir no dia-a-dia hábitos saudáveis de alimentação. E o assunto é tão sério que sempre aconselhamos às clientes uma visita a um bom nutricionista”, conta.


Benefícios da massagem modeladora:
• Pele mais firme e lisa.
• Ajuda na quebra dos nódulos de gordura.
• Ajuda no tratamento da celulite.
• Perda de medidas.
• Ajuda a eliminar toxinas do corpo.
• Relaxamento.
• Autoestima.




Veja mais sobre BELEZA em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas