Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

15/09/2014
Feng Shui ajuda na harmonização da sua vida pessoal e profissional!

A energia e o espaço da casa e do ambiente comercial ajudam a moldar a vida das pessoas e contribuem para o comportamento do ser humano. “Nossa casa é o espaço mais próximo de contornar o nosso corpo. Portanto, é como nossa segunda pele. Somos o resultado do que vemos, comemos, pensamos, sentimos e, principalmente, da vibração que recebemos dos espaços que frequentamos”, explica a consultora Silvana Occhialini, fundadora do Instituto Brasileiro de Feng Shui.



Desenvolvido há mais de 4 mil anos na China, o Feng (vento) Shui (água) é um conjunto de teorias e práticas destinadas à composição de ambientes saudáveis e harmônicos. Por meio de técnicas complexas, identifica os padrões de vibração energética de uma determinada área e estabelece arranjos que garantam o bem-estar e o equilíbrio físico, mental e espiritual de seus ocupantes.

Essa energia vital é denominada de Chi ou Ki e faz parte de uma manifestação maior, conhecida como TAO. O conhecimento desse princípio básico é muito importante, pois foi a partir dele que muitas outras ciências, artes e religiões se desenvolveram em todo o Oriente.

O Tao pode ser traduzido como "O Caminho da Perfeição". Independente de sua tradução, essa palavra designa uma força ou energia primordial da qual se originou todo o Universo como o conhecemos e que está em todas as coisas animadas ou inanimadas. O Tao se manifesta na forma de duas energias opostas e complementares chamadas Yin e Yang.

A força Yin está associada ao feminino – a Terra, a escuridão, a noite, a passividade, etc. A força Yang associa-se ao masculino – o Céu a luz, o calor, o dia, o sol, etc. Do equilíbrio destas forças se originam os estados de saúde ou doença, vida ou morte, paz ou intranqüilidade, etc.

Feng Shui está baseado na ideia de que a energia ki está em todas as coisas do mundo físico, dando vida aos elementos da natureza em suas diferentes variações: cor, odor, forma e sabor.

Esta energia ki (força vital) é levada pelas correntes de Feng (vento) e Shui (água).

Usando os conhecimentos desta milenar arte chinesa pode-se determinar o melhor ou o mais favorável lugar para que qualquer pessoa possa construir uma casa, ajudando-a a escolher uma localização ideal para os ambientes, já que esta energia ki visa equilibrar as energias vitais em espaço vivo. Este espaço pode ser seu escritório, sua casa ou qualquer ambiente em que você estiver.

Conhecendo estes princípios, podemos utiliza-los para captar ou atrair o Ki para dentro de um local fazendo-o fluir equilibradamente, através do ambiente. Assim procedendo, o próprio ambiente nos entregará a energia necessária para alcançar equilíbrio, paz, harmonia, prosperidade e abundante sorte em nossas vidas.


Como aplicar o Feng Shui

Quando o espaço onde você mora ou trabalha é arrumado com harmonia, equilíbrio, bom senso, criatividade e intuição, a vida pode ser mais equilibrada e harmoniosa, proporcionando boa saúde, prosperidade, sucesso, amor, bons relacionamentos e espiritualidade, p.ex: um Ki suave, gerado por um hall harmonioso (seja escritório, casa, apartamento), vibra por toda a área que o circunda trazendo um efeito positivo para sua vida.

Caso contrário, um ambiente não harmonioso, por exemplo um armário, uma sala, ou um quarto etc..., com objetos empilhados e em desordem, papéis velhos, roupas fora de uso, móveis ou objetos quebrados, casa fechada, etc... provocam a estagnação de energia, o que fará com que o ambiente fique carregado de Sha (energia negativa). Esta energia influenciará negativamente as pessoas que habitam e ocupam este ambiente.

Por isso é importante uma análise mais detalhada dos vários aspectos externos (aspectos do relevo e da paisagem das proximidades – construções, ruas, linhas elétricas, cabos telefônicos, etc...) e internos (pilares, posição de móveis, decoração incompatível com a ideia de harmonia desejada, energias telúricas e ou sinistras que possam estar interferindo no ambiente). Só após esse levantamento é que se procederá à cura das pessoas que nele residam ou trabalhem. Vivendo em harmonia com o nosso ambiente interno e externo, conseguiremos extrair da terra a energia necessária para melhorar nosso destino. Essa é a proposta do Feng Shui.

A aplicação do Feng Shui começa com base nas informações fornecidas pelo cliente e, a partir do conhecimento das técnicas, o especialista verifica todos os espaços e oferece sugestões sobre o fluxo ideal de passagem de energia envolvendo itens como a disposição dos móveis, cores das paredes, paisagismo, entre outros.

O método para trabalhar nos fluxos de energia de um espaço promove o alinhamento nas casas e escritórios conforme as forças da natureza e tem a finalidade de fortalecer o equilíbrio energético do ambiente, contribuindo para a pessoa alcançar suas aspirações em todos os âmbitos da vida. “Todo espaço de moradia ou trabalho é como um corpo vivo, cujos órgãos são seus diversos ambientes. Para que exista saúde, cada um precisa estar harmonizado com todos os demais”, conta Silvana.

O avanço da tecnologia marca o mundo moderno e a preocupação inicial é com tudo o que é visível, mas o Feng Shui serve como uma bússola para registrar os diferentes níveis e mapear as características do visível e do invisível. “O consultor entende a energia dos espaços por meio da leitura dos símbolos e consegue decodificar possíveis intervenções e corrigir as disposições recriando padrões vibratórios”, revela Silvana.

A harmonização de qualquer ambiente pode ser feita através de consultoria com um terapeuta, arquiteto ou decorador especializado em Feng Shui, ou através da leitura de bons livros que abordam o assunto, aliada à sua criatividade e bom senso.



Algumas dicas para manter o equilíbrio da energia dentro de sua casa

1- Coloque em sua casa, a representação de cada um dos cinco elementos usados no Feng Shui, que são: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.

2- Faça com que sua casa esteja sempre em boas condições de pintura, sem goteiras nem lâmpadas queimadas. Mantenha as janelas limpas, com todas as vidraças inteiras, e sempre abertas para que possa haver circulação de ar pela casa.

3- A primeira coisa que se faz quando se quer adaptar a casa ao estilo Feng Shui, é desfazer-se de quinquilharias. Doe, venda ou jogue fora, tudo o que não tem mais utilidade na sua casa, o que você não precisa mais, o que está fora de uso faz tempo, coisas que estão quebradas etc...

4- Os primeiros "shas" que você deve neutralizar, são os que estão na porta da frente de sua casa. Pare por uns minutos na porta da frente olhando para fora e observe. Depois, vire-se para dentro e observe. O que você notar que está atrapalhando a harmonia de uma das duas visões é um sha.
5- Retire tudo que impeça a visão da entrada da sua casa, como por exemplo, árvores ou plantas muito grandes que ficam na frente da sua porta. Faça poda nas árvores e plantas, pendure sinos tibetanos, coloque um bonito tapete e uma estátua de animal . Você pode colocar também, uma banheira para passarinhos, uma fonte ou um chafariz próximo ao portão.

6- Às vezes, é difícil observarmos o que está desarmônico na nossa casa, porque nos acostumamos com a visão. Uma boa idéia é tirar fotos. Tire fotos da frente de sua casa estando na rua, no portão, na porta, com esta aberta para dentro, de cada um dos cantos dos cômodos, da porta da cozinha, etc. Observe nas fotos o que há de errado, tipo: pintura, iluminação, harmonia na disposição dos móveis, necessidade de reparos em peças de madeira, etc.

7- O fogão de sua casa deve estar sempre limpo e funcionando perfeitamente. Evite usar sempre a mesma boca. Use todas.

8- As melhores mesas são as que tem formato redondo, oval ou octogonal.

9- Retire os móveis em excesso da sala de jantar. Deixe que haja liberdade de movimento para quem circula ou para quem está à mesa.

10- Se você mora sozinho, use todas as cadeiras da mesa alternadamente. Evite usar sempre a mesma.

11- Sua cama deve ter acesso por ambos os lados. Não coloque nada embaixo dela.

12- Se você tem um quarto grande e arejado, pode colocar uma planta bonita próxima a janela. Mas não exagere. A respiração noturna das plantas não são boas, por isto é conveniente que durante a noite ela fique para fora do quarto.

3- Coloque uma "cadeira do papai" para você sentar quando receber visitas na sua casa. Ela deve estar no angulo mais distante, visto da porta da frente. Deve estar levemente em posição diagonal com relação aos outros móveis.

14- Em todos os lugares escuros da casa, você pode colocar abajures e luminárias. Fica um charme.

15- Disponha os móveis da sua casa de forma que haja bastante espaço para circular. Caso não tenha como, repense na real necessidade de todos os móveis.

16- As cadeiras e sofás devem estar sempre encostados numa parede. De preferência, numa posição (na forma de U ou L) em que se veja quem entra.

17- Faça de sua sala, um lugar agradável, com cadeiras e sofás confortáveis, muita luz de abajures e luminárias, quadros bonitos e suaves, objetos de decoração elegantes, etc. Caso não tenha recursos, use sua criatividade e bom senso.

18- Caso haja luz do sol num momento de visita, deixe que esta esteja sentada de frente para o sol. Ela vai adorar sua casa. Se for a noite, a mesma recomendação para a lua.

19- Use várias cores na sua casa. Se você tiver o chão, as paredes e o teto da mesma cor, torna-se um ambiente frio. Também nunca sobrecarregue os ambientes em determinadas cores. Os tons quentes geram Yang e os frios geram Yin. Equilibre as cores nos objetos e móveis.

20- Faça esta experiência: nos lugares onde se senta para conversar, use objetos (cortinas, abajures, sofás, cadeiras, decorações, etc.) de cores vibrantes, como o vermelho, amarelo ou roxo.

21- Tenha um bichinho de estimação. Eles são ótimos "condutores" de boa energia. Dê preferência a bichos pequenos e mansos.

22- Nunca coloque espelhos de frente para a cama.

23- Mantenha sempre as tampas de bacias abaixadas e portas de banheiros e toaletes fechadas.

24- Armários e aparadores não devem ser dispostos com as arestas voltadas para a mesa de refeição.

25- Nunca inverta a função dos ambientes. P.ex: nunca coma na cama ou use a mesa da cozinha como escrivaninha. Os objetos devem ser utilizados para aquilo que foram feitos.

26- Evite ao máximo os "quartinhos de bagunça". Eles só estagnam a fluência de boas energias.



Alguns objetos que atraem boa sorte

- Um símbolo bem favorável e conhecido é o sapo, que significa a chegada da riqueza.

- Os cristais são energizantes e devem ser dispostos no sudoeste, noroeste ou no centro da casa

- Peixes de verdade ou porcelana são excelentes símbolos de sucesso e prosperidade. Também podem estar representados em um quadro, vaso ou escultura

- Globos são ótimos para ativar os setores profissionais e de educação.

- Os deuses chineses são ótimos ativadores de Feng Shui. Fuk é o deus da riqueza, Luk do prestígio e Sau da saúde e longevidade. Suas esculturas trazem sorte.

- Espelhos são excelentes quando colocados na sala de jantar.

- Uma pequena fonte de água sempre é uma boa solução para contrabalançar os efeitos da energia negativa.

- Esculturas e objetos de arte, se bem equilibrados nas cores e materiais, trazem ótima energia.

- Objetos decorativos com símbolos de água (peixes, ondas) devem ser colocados nos ângulos norte, leste e sudeste da casa.

- Moedas antigas, simbolizando o ouro e a presença de água corrente limpa e clara, trazem riqueza.

- Pinheiros, bambus, grous e pêssegos são símbolos de longevidade e saúde.





Feng Shui a Favor da Carreira Profissional

Como as pessoas passam a maior parte do tempo no ambiente de trabalho, é importante que o espaço proporcione a sensação de bem estar. Para isso, basta escolher corretamente os objetos de decoração, a cor das paredes, a disposição dos móveis, identificar padrões vibracionais de diversas ordens que possam influenciar no resultado esperado, enfim, analisar e modificar alguns itens pode promover boas conquistas e um espaço harmônico e equilibrado.

O excesso de objetos e a desorganização dispersa as energias, atuando de forma negativa no desempenho de tarefas, tornando o dia cansativo e sem rendimento. Visando sempre oferecer bem estar e qualidade de vida, a proposta do mestre em Feng Shui, Marcos Budette é desenvolver, através desta arte, as principais áreas que regem a vida de um profissional, atuando de forma positiva e direta no desenvolvimento da carreira e no ambiente de trabalho.

Segundo Marcos Budette, as técnicas do feng shui atuam como um mecanismo que renova e movimenta as energias de todos os setores da vida, buscando manter a harmonia entre eles. “O ideal, antes de tudo é deixar o ambiente acolhedor e organizado; em seguida conjuntamente buscar a renovação e o equilíbrio para organizar o interiormente, pois é muito importante fazer essa relação, uma vez que se houver a organização interna consequentemente obtêm-se a organização externa”- revela.

Com essas dicas a partir de agora é só fazer uma bela limpeza na mesa, arrumar as gavetas, eliminando tudo aquilo que não tiver mais utilidade. Depois é só concentrar as energias em coisas boas para equilibrar todas as áreas da vida. Bom trabalho!





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas