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20/10/2014
Sucos que Fazem Bem!

Beber líquidos no verão é essencial para repor a perda que temos ao longo do dia. No calor, as atividades exigem mais esforço e transpiramos mais, consequentemente, o nosso corpo pede água.

Segundo o nutrólogo e endocrinologista dr. Joffre Nogueira Filho, (CRM 15867) embora a hidratação comece pela água, a opção mais indicada, as frutas e sucos são importantes fontes de vitaminas, minerais e também de água. Por isso, podem ser encaradas como uma boa fonte de hidratação no verão.

Como a maioria das vitaminas presentes nos sucos é oxidável, ou seja, se perde no contato com o oxigênio, o ideal é prepara-las próximo ao momento de beber. Dessa forma, aproveita-se mais as vantagens nutricionais das frutas.

Outra dica do nutrólogo é optar, sempre que possível, pelos sucos in natura, uma vez que eles mantêm propriedades como fibras, vitaminas e minerais, além do açúcar próprio da fruta. Já aqueles feitos com polpa contem açúcar (sacarose), além de uma quantidade menor de vitaminas e minerais.

Para os adeptos aos sucos verdes ou também conhecidos como desintoxicantes, que ajudam a limpar o organismo, melhorar a disposição e até no emagrecimento, um alerta: “Eles só funcionam se combinados com uma dieta equilibrada”, explica dr. Joffre.



Sucos do Bem:


Para ajudar na escolha dos ingredientes do seu suco, dr. Joffre Nogueira Filho dá algumas dicas:

- A Laranja é rica em vitamina C e fortalece o sistema imunológico;

- O Abacate é rico em gordura monoinsaturada e ajuda no combate do colesterol;

- A Cenoura é rica em vitamina A, bom para a saúde da pele;

- O Maracujá tem baixo valor calórico e é rico em vitamina C, que ajuda na renovação do colágeno;

- O Mamão tem propriedades laxativas, que ajudam no funcionamento do intestino;

- A Manga é rica em fibras, que ajudam também no funcionamento do intestino;

- O Melão é uma fruta rica em água, boa opção para a hidratação;

- O Pêssego tem propriedades que atuam como um diurético natural;

- O suco de maçã é extremamente benéfico à saúde, devido a grande quantidade de antioxidantes. Ele pode ser consumido puro, ou associado à cenoura, beterraba e aipo, aumento o poder desintoxicante e alcalinizando o Ph do sangue;

- O suco de morango e melancia ajudam na circulação;

- Os sucos de melancia, abacaxi e gengibre são considerados diuréticos, ou seja, ajudam a eliminar água do organismo quando há casos de edemas e água nos pulmões, entre outros.

- Os sucos de abacaxi, figo e gengibre diminuem o colesterol e favorecem o trabalho da vesícula biliar;

- Os sucos de pêra, banana e alface são recomendados para a insônia;

- O suco de maracujá tem efeito calmante e o suco de mamão ajuda no bom funcionamento do intestino;

- O suco de couve - devida à quantidade de ferro e vitamina C são indicados para a anemia

- A Uva tem compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes.ambé Tm é um poderoso antioxidante, ajuda a diminuir o colesterol, ajudando a circulação.




Cautela com os Sucos Cítricos

Cuidar dos dentes não é uma tarefa fácil, principalmente quando consumimos alimentos cítricos, eles podem ser inimigos da saúde bucal, é importante estar atento a higienização correta dos dentes. Os ácidos das frutas cítricas enfraquecem os dentes e corroem o esmalte. Frutas como o morango, kiwi, tomate, laranja, limão, abacaxi, tamarindo e tangerina possuem substancias ácidas.

O cirurgião dentista especialista em periodontia e implantodontia Dr. Rogério Penna da NOAC Odontologia (GO), explica que o consumo desses alimentos em excesso pode representar um risco aos dentes. “É preciso estar atento à limpeza dos dentes após comer uma fruta ou tomar um suco cítrico. A pessoa deve fazer um bochecho com bastante água para eliminar a acidez. Logo, é preciso esperar cerca de 30 minutos para escovar os dentes. Caso contrário, as cerdas podem raspar o esmalte e acelerar ainda mais o processo de erosão dentária. A saliva irá agir durante essa espera, fazendo a normalização do nível de acidez na boca, devolvendo os minerais aos dentes, esta é a melhor prevenção contra as cáries”, disse.



A nutricionista da Naturalis Ariane Machado Pereira preparou duas receitas especiais de sucos que podem ser consumidos para dar mais disposição e energia. “Eles são ideais para hidratar, regular a temperatura corporal e para o funcionamento adequado do organismo”, conta Ariane.



Suco refrescante com Óleo de Coco

Ingredientes
1 copo de suco de laranja
½ xícara (chá) de morangos picados
1 colher de sobremesa de Óleo de Coco extravirgem Naturalis
Cubos de gelo


Modo de Preparo
Bater o suco de laranja, o morango, o óleo de coco e o gelo no liquidificador. Sirva em seguida.



Suco de melancia com pimenta?font>
Ingredientes
1 copo (pequeno) de suco de melancia
Suco de ½ limão
1 pedaço (pequeno) de pimenta dedo de moça
Cubos de gelo
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva em seguida.





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1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

10) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

11) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

12) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

12) Nutrição com Dra. Rosana Farah

13) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

14) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

15) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

16) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori







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