Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

03/03/2015
Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma síndrome metabólica que resulta na deficiência na produção de hormônios pela glândula tireoidiana, localizada no pescoço. O distúrbio apresenta sintomas como depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares, sonolência excessiva, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento do colesterol no sangue.



Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM), o hipotiroidismo afeta 15% das mulheres acima de 45 anos e 3% dos homens na mesma faixa etária. A detecção de distúrbios da tireoide – tanto para hipo como para hipertireoidismo – são considerados simples, e realizados por meio do exame de TSH. No entanto, a ausência de tratamento e acompanhamento pode levar a graves consequências, como problemas cardíacos, câncer, entre outros.

A glândula tireoide é importante em todos os processos metabólicos do organismo. A incidência de distúrbios aumenta com a idade, sendo muito mais frequentes em mulheres. A glândula age no funcionamento de órgãos importantes, como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo). Nos dois casos, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio. O bócio também pode ser causado pela carência de iodo no organismo, tendência genética, medicamentos e outras causas. Os pacientes costumam sentir dificuldade para engolir alimentos e respirar, tosse e rouquidão, entre outros sintomas. O aumento de volume é notado no pescoço.

A tireoidite crônica - um conjunto de doenças inflamatórias que afetam a glândula tireoide - atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo a causa mais frequente de hipotireoidismo.




Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas