Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

27/03/2015
A desorganização rouba energia e prejudica a saúde!



Você já reparou como a desorganização rouba nossa energia? Quando não conseguimos realizar o que planejamos é comum nos sentirmos estressadas e desanimadas. Sabe aquela sensação ao fim do dia de estar sendo engolida pelo tempo, quando não conseguimos dar conta das tarefas pendentes, ou no lado oposto, simplesmente de tempo perdido? A Coach e Psicóloga Cintia Seabra ensina como reverter essa situação e fazer o dia render a seu favor:

Comece fazendo uma lista dos afazeres diários
É interessante que no dia anterior, à noite, se faça uma lista das tarefas/atividades a serem realizadas no dia seguinte. “Esta atitude funciona como uma espécie de ‘download mental’, já que você transfere de sua cabeça para o papel tudo o que realmente é importante ou necessário realizar. Feito isto, você não precisa mais ficar ‘puxando na memória’ o que tem que fazer. Você pode relaxar e ter uma boa noite de sono”, orienta Cintia.

Quanto mais clareza você tiver sobre a qualidade da utilização do seu tempo, mais o seu dia irá render. Liste seus compromissos por grau de prioridade:
- Atividade Urgente – aquela que você não pode deixar de executar, como: entrega de um relatório, ir ao médico, levar o carro na oficina mecânica...

- Atividade Importante – tudo o que tem prazo e traz resultados. Por exemplo: pagamento de uma conta, estudar para uma prova, abastecer a geladeira e armário.

- Atividade Circunstancial – é tudo o que é excessivo ou não traz resultado nenhum, nos dá a sensação de perda de tempo. Como: horas exageradas nas redes sociais, na frente da televisão, ou mesmo dormindo além da conta.



Não tenha medo de pedir ajuda
Divida suas tarefas. “Pedir ajuda para equipe de trabalho, familiares ou amigos pode ser uma ótima alternativa para você conseguir respirar diante do acúmulo de compromissos que você tem”, orienta a Coach.

Aprenda a falar não
Antes de tudo, vale frisar que isto nada tem a ver com egoísmo. Tenha clareza que se você já está cheia de atribulações, vai ficar muito complicado dar o seu melhor para algo mais. Além disso, não é nada interessante você abraçar mais uma atividade e fazer de qualquer jeito, ou então prejudicar sua saúde física ou mental por isto, não é mesmo? Cada não que você consegue falar para o que não quer, é um sim que você consegue falar para você.

Motive-se
Para manter-se com a energia em alta é importante você ter consciência se está utilizando seu tempo de forma inteligente e proveitosa. Antes de realizar determinada tarefa, analise os benefícios que ela vai te proporcionar ou o que você poderá perder caso não a execute. “Quanto mais clareza você tiver dos ganhos ou das perdas, mais motivação você terá para usar seu tempo de forma otimizada no seu dia a dia. Isto é treino! Você precisa praticar no seu dia a dia para instalar este hábito e ter mais qualidade de vida ao invés de se estressar por perder tempo em atividades que não levam a nada”, diz Cintia.

Descanse!
Uma outra dica é: A cada uma hora e meia, dê pausas no que esteja fazendo. Simplesmente levante da cadeira, estique suas pernas, vá tomar um copo d’água, respire... Isto vai ajudar você a oxigenar o seu cérebro, assim suas atividades terão melhor fluidez e você irá minimizar seu grau de estresse.




Veja mais sobre SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

10) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

11) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

12) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

12) Nutrição com Dra. Rosana Farah

13) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

14) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

15) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

16) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas