Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

05/10/2015
Como ensinar seus filhos a comer bem?




A alimentação para as crianças é algo que deve ser muito bem pensando pelos pais. Proporcionar uma educação alimentar saudável desde cedo nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso ter cuidados e atenção para saber escolher os nutrientes corretos para o melhor desenvolvimento da criança.

E é pela rotina que os pais podem treinar a dieta alimentar de seus filhos. Com carinho e afeto envolvidos, a refeição à mesa se torna um momento essencial na relação dos pais com as crianças. De acordo com a psicóloga e mãe Juliana Martins, essas oportunidades são o ponto chave para alcançar o sucesso. “Para que a criança goste de um alimento, é necessário que ele o prove várias vezes. Esse contato contínuo faz com que o paladar torne aquela comida algo natural e saboroso”, revela.

Dessa forma, Juliana listou algumas dicas para quem está passando por essa fase e precisa de estratégias úteis:

1 – Dê o exemplo
É em casa que a criança aprende a comer bem, de forma saudável e consciente. Cuide com o que você come na frente do seu filho, afinal, você é um modelo para ele. Assim, comer sentado à mesa, comer sozinho e experimentar novos alimentos são atitudes que você deve fazer também.

2 – Comer o que plantou!
Mesmo morando em apartamentos pequenos, podem-se plantar temperos e algumas verduras. Fazer com que as crianças participem do processo de criação da comida estimula a cuidar e valorizar o alimento. Esse incentivo será positivo, por exemplo, na hora de montar um prato mais colorido e saudável.

3 – A criança faz o cardápio
Inserir a criança no planejamento do cardápio e das compras do mês gera envolvimento e comprometimento com o que está sendo planejado, além de ser uma ótima oportunidade de trocas e para que você ensine mais sobre os alimentos e nutrientes.

4 – Nada de televisão
Todas as atenções devem ser voltadas à refeição. Nada de tablet, ipad, televisão ou celular na hora da comida. O momento da refeição é uma oportunidade para família estar junta e interagir.

5 – Seja criativo
Hoje em dia existem diversas invenções que podem lhe ajudar nesse momento. O Jogo da Boa Alimentação é uma delas, e toda família brinca durante as refeições. Ele consiste num jogo de dados, onde cada face tem uma tarefa a ser cumprida, como “comer uma coisa amarela ou branca”, “comer a coisa que menos gosta na mesa” ou “mastigar 20 vezes o que quiser antes de engolir”.

Além desse, existe também o Mural Comer Bem e o Pote do Reconhecimento. No mural, a criança ganha uma estrela à medida que conquista um objetivo na alimentação. Já o Pote pode ser utilizado, por exemplo, com crianças que já estão acima do peso ou que devem reduzir o consumo de algum alimento. A meta é criar responsabilidade, estimulando o compromisso firmado. O pote, com o nome da criança e a meta definida, será preenchido por uma pedrinha a cada dia que ficar sem comer o que não deve.

E quando o objetivo for alcançado, no final das brincadeiras, você ainda pode oferecer uma recompensa pré-determinada, como, por exemplo, um passeio divertido.



Veja mais sobre SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

10) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

11) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

12) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

12) Nutrição com Dra. Rosana Farah

13) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

14) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

15) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

16) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas