Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

27/02/2006
Respeite e valorize o seu tipo físico

Você já reparou que as pessoas possuem tipos físicos diferentes. Que seu pai, por exemplo, pode ser alto e magro e sua mãe baixinha e gordinha? Pois é, isto chama BIOTIPO e deve ser respeitado. Não tente transformar uma maçã numa banana que, com certeza, não vai ser possível. Confira logo abaixo, como “tirar proveito” do seu tipo e o que fazer com ele.

você tem corpo esguio, em forma de banana

A magreza é seu principal problema? Então, antes de assaltar a geladeira, marque consulta com um endocrinologista. Ele vai pedir alguns exames para ver se sua magreza não é sinal de algum distúrbio, como diabetes, tireóide ou até uma anorexia (a pessoa não consegue comer e emagrece sem parar). Depois de conhecer qual o motivo, o médico pode receitar fórmulas para abrir o apetite, suplementos, vitaminas, etc. O médico, o professor de educação física e uma nutricionista farão uma “time” para te ajudar.

Não é porque você está a magro(a) que pode “deitar e rolar”, e comer só besteiras. Uma forma muito eficaz – e muito saudável – de encorpar, é aliar exercícios à alimentação fracionada, ou seja, comer várias vezes ao dia, com balanceamento de carboidratos e proteínas. Dispense os exercícios prolongados (acima de 20/25 minutos), chamados aeróbicos. Eles priorizam a queima de gordura, e não é isso que você precisa. O que interessa é aumentar a massa muscular, conseguida com exercícios localizados que modelam e esculpem o corpo. Menor número de repetições e maiores intervalos auxiliarão no processo.

É bom ficar sabendo que celulite e estrias não são privilégio dos gordinhos. Magros também têm celulite. Não espere que elas apareçam. Faça exercícios, se alimente direito e hidrate a região com cremes e óleos.

Nas roupas, use e abuse de estampas grandes, tecidos acolchoados e também de babados. No dia-a-dia as mulheres podem usar vestidos folgados, só cuidado com as cavas, por causa do braço magro. Na praia você é a única que pode usar sem medo as tangas de amarrar, de lacinho. Já os homens podem preferir sungas to tipo mais largas que deixarão as pernas “visualmente” mais grossas.

Se você tem corpo gordinho, em forma de melancia

Quem é gordinho e quer emagrecer, terá que se esforçar também, com dieta que reduzem quantidades, ginástica e cuidados extras com o corpo. Algumas roupas se tornam até grandes aliadas.

Não adianta começar um regime maluco, sem orientação, e acabar ficando anêmico. O caminho certo é o da nutricionista e/ou endocrinologista também! Por meio de exames, o médico verá se não tem nada de errado com sua tireóide ou com seus hormônios (e aí descobrir porque mesmo fechando a boca você não consegue emagrecer). Com um acompanhamento você evitará aquele “efeito sanfona” ou seja, o engorda-emagrece, que acaba com a saúde – e a elasticidade da pele – de qualquer um.

Mais do que fechar a boca, você tem que aprender a comer direito, pois normalmente quem tem tendência a engordar, vai ter que controlar a vida toda, e não só um período. Ficar sem comer doce um mês pode ajudar a perder alguns quilos, mas é só voltar a comer para voltar tudo de novo. Você precisa se alimentar com baixas calorias, mas sem esquecer dos nutrientes. O ideal é comer mais vezes e menores (muito menores) quantidades. Para emagrecer, você precisa gastar mais calorias do que você ingere. Então, já para os exercícios! Aí sim eles têm que ser prolongados (acima de 30 minutos) e moderados, e de três a cinco vezes por semana. Correr, andar de bicicleta e nadar ajudam bastante. Durante a dieta, o cuidado com a pele tem que ser redobrado, por causa da flacidez. Quando for passar cremes, faça uma boa massagem para ativar a circulação.

Na academia use roupas não muito cavadas e, no dia-a-dia legging com camiseta comprida que cubra a barriga e metade dos quadris. Você tem que tomar cuidado com as camisetas que” colam” na pele, e também evitar de usar somente top. Os tops por baixo das camisetas também são confortáveis e, usando as camisetas compridas, você poderá combiná-las com calças justas de lycra ou cotton lycra; mas prefira sempre calças e bermudas, evitando os shorts. Os tecidos lisos também são mais indicados, fuja das estampas. Cores escuras dão a impressão de mais magro (a), além de ficar mais “chique".

Se você está realmente muito acima do seu peso, preste muita atenção na escolha do seu tênis. Dê preferência aos que tem bom sistema de amortecimento (como as bolhas de ar), para proteger o impacto dos exercícios; até mesmo o impacto de uma simples caminhada. Na praia um maiô preto de lycra sem muitas invenções, babados e estampas. Dê preferência para cores escuras e fuja das listras grossas.

O importante é você cuidar da sua saúde, se sentir bem, valorizar seus pontos fortes e realizar exercícios físicos orientados regularmente!

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Musculação e Fisioterapia com Prof. Amauri Altieri e na coluna de Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas