Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

17/12/2007
Cuidados no verão com olhos, ouvidos e garganta

Cuidados no verão evitam doenças relacionadas aos olhos, ouvidos e garganta

Verão é época de férias, viagens para as praias e clubes. Para aproveitar esses dias tão gostosos, é importante ficar atento a algumas dicas dos médicos do Hospital CEMA, referência em oftalmologia e otorrinolaringologia, que podem evitar doenças nos olhos, ouvido e garganta.

* Nunca esqueça dos óculos escuros com proteção ultravioleta. Eles são essenciais para proteger os olhos e evitar queimações da córnea e retina, que causam lesões irreversíveis.

* Evite banhos de piscina com tratamento de cloro ausente ou ineficiente e mares impróprios para banho. Esses locais são propícios ao contágio de conjuntivite e infecções no ouvido. O contato freqüente com a água também pode facilitar a remoção da cera que serve de proteção para o canal auditivo. Por isso, a otite externa também é conhecida como otite dos nadadores. A doença é muito mais comum no verão, por causa da umidade do ar, do calor e dos hábitos adotados pela população nesta estação.

* Também evite o compartilhamento de toalhas e sempre mantenha as suas mãos limpas. A conjuntivite é facilmente transmitida através do contato com pessoas contaminadas ou através de objetos da pessoa, como toalhas, roupas e etc.

* No verão, as pessoas aproveitam para abusar do sol, dos sorvetes e de bebidas extremamente geladas. O ar condicionado também costuma ficar ligado o tempo todo e na potencia máxima. Esses comportamentos podem provocar choques térmicos no corpo que deixam o organismo mais vulnerável a infecções, principalmente dores de garganta e faringites. O interessante é não abusar dos gelados e evitar o choque térmico constante de temperaturas.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Otorrino e saúde com Dr. Mauricio Kurc e Oftalmologia e saúde com Dr. Jonathan Lake





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas