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05/09/2008
Nova lente reduz desconforto no computador

Lente de contato biocompatível transmite 3 vezes mais oxigênio à córnea e reduz a evaporação da lágrima que é maior entre usuários de computador.

No Brasil 75% dos usuários de computador com até 40 anos e 90% dos que estão acima desta idade sofrem da síndrome da visão no computador ou CVS (Computer Vision Syndrome), conforme dois estudos recentes conduzidos pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. Os sintomas são: dor de cabeça, olho seco, ardência e visão embaçada. A síndrome atinge quem usa o computador por mais de duas horas ininterruptas. É causada pelo esforço repetitivo feito pela musculatura ciliar para focar as imagens em curta e média distância e pelo maior ressecamento da lágrima. Quando nossos olhos focam a tela do monitor piscamos de 6 a 7 vezes por minuto, contra 20 vezes em outras situações. Isso causa olho seco evaporativo, explica o médico.

O olho seco pode ser agravado pela poluição, estiagem, ar condicionado, uso de anti-histamínicos, medicamentos para disfunções da tireóide, hipoglicêmicos, pílula anticoncepcional, reposição hormonal feita só com estrogênio e pelo uso prolongado de lentes de contato, ressalta.

O especialista diz que por conta do desconforto causado pelo ressecamento da lágrima o uso de lentes de contato é abandonado por um em cada 2 usuários. Para quem não gosta de esconder os olhos atrás das armações, a boa notícia é que acaba de chegar ao País uma lente biocompatível que põe um fim na evaporação excessiva da lágrima. Feita em silicone hidrogel, a nova lente contém 38% de água e uma substância que retém a umidade da superfície ocular, ao contrário da hidrofílica que contém 58% de água e se hidrata da lágrima deixando os olhos ressecados. Por isso, para 70% dos usuários a nova lente pode dispensar o uso de colírio lubrificante que causa dependência quando usado por tempo prolongado e perturba mulheres por borrar a maquiagem na instilação.

A retenção de água e a transmissão de 98% do oxigênio para a córnea, índice três vezes maior que o das anteriores, garantem maior conforto para quem usa computador por até 12 horas ou trabalha em ambientes com ar condicionado. A longo prazo, comenta Queiroz Neto, a falta de oxigenação cria neovasos nos 360 graus da córnea e isso dificulta o uso contínuo de lente. O oxigênio, observa, mantém a córnea saudável e por isso esta lente pode ser usada até por quem ficou com a visão hipocorrigida após cirurgia refrativa. A boa oxigenação também reduz o risco de contaminação que pode levar à úlcera corneana, ressalta. Como já vem com filtro ultravioleta (UV) que bloqueia 96,1 dos raios UVA e 100% do UVB, afirma, reduz o risco de contrair catarata e degeneração macular. Apesar de ser indicada para uso contínuo por 7 dias e 6 noites, ele desaconselha o uso noturno. “Ninguém precisa de lente para ver o sonho com nitidez. Durante a noite a produção lacrimal é menor e a chance de contaminação aumenta”, diz.

Dicas Para Micreiros e Usuários de Lentes

Independente do uso de lente de contato, a produção lacrimal deve ser estimulada para proteger a saúde da córnea. As principais dicas do médico são: incluir na alimentação semente de linhaça que é rica em ômega 3, beber bastante água, fazer uma dieta rica nas vitaminas A e E encontradas em verduras e legumes. Isso porque, além de água o filme lacrimal contém uma camada de gordura e outra de proteína, explica. Nos períodos de estiagem e para quem trabalha em locais com ar condicionado recomenda manter uma vasilha de água no ambiente para aumentar a umidade do ar. Ao primeiro desconforto, ressalta, podem ser feitas compressas com água gelada e em hipótese alguma usar água boricada que pode aumentar a irritação ocular.

Para quem trabalha no computador as recomendações são:

1) Posicionar o monitor 10° a 20° abaixo do nível dos olhos.

2) Manter a distância de 60 cm entre a tela do monitor e os olhos.

3) O monitor não deve ficar de frente para a janela pois a luminosidade causa ofuscamento, nem de costas porque forma sombras e reflexos que causam desconforto.

4) Evitar excesso de luminosidade das lâmpadas e luz natural pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual.

5) Regular a tela sempre com o máximo de contraste e não de luminosidade.

6) Manter a tela do monitor sempre limpa.

7) A cada hora, descansar de 5 a 10 minutos, saindo de frente do computador.

8) Lembre-se de piscar voluntariamente quando estiver usando o micro

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Oftalmologia e saúde com Dr. Jonathan Lake





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