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14/11/2008
Crise financeira abala mais a saúde do que o bolso do brasileiro

Na opinião dos economistas que têm se manifestado publicamente, a crise financeira – que por enquanto não conhecemos sua dimensão – será mais sentida mesmo no ano que vem. Entretanto, sutis movimentos já vêm sendo sentidos. São fusões aqui, demissões ali, cortes de verba acolá. Essa incerteza tem gerado alto nível de estresse e deixado muita gente doente. O que fazer?

Na opinião do cardiologista Rafael Munerato, diretor técnico do Hospital Santa Paula, a primeira medida é tentar preservar a qualidade do sono. “Ler os jornais ou assistir aos noticiários somente no período da manhã é uma medida que pelo menos ajudará a baixar a ansiedade no período noturno, contribuindo para um sono restaurador. Quem fica antenado o dia inteiro às oscilações da bolsa, às opiniões de um e de outro, acaba levando tudo isso para a cama e sofrendo de insônia. Nada pior para o coração e para a saúde em geral”.

Obviamente, quem está temerário em relação ao próprio emprego, ou à continuidade da sua empresa, achará muito difícil relaxar antes de dormir. Nessas ocasiões é mais comum a pessoa virar de um lado para o outro no colchão, sentir dores no pescoço e até mesmo ter crises de tosse. Tudo em função do abalo emocional – que acabará de fato afetando a saúde se nada for feito.

“Quando a pessoa não consegue superar os momentos difíceis, é comum apresentar baixa imunidade para gripes e resfriados, alergias, obesidade, problemas de pele, hormonais, cardíacos e gástricos. A boa notícia é que, ao reagir rapidamente, a saúde também começa a voltar ao normal”, diz o médico.

Munerato aponta como você pode controlar alguns hábitos para que a crise econômica não se transforme em ‘estado crítico de saúde’:

1) Mais do que nunca é necessário praticar exercícios. Em tempos de crise, quem não pode se matricular numa academia tem a opção de programar caminhadas de 30 a 40 minutos, três vezes por semana. Depois que pegam gosto e sentem os efeitos positivos, as pessoas costumam estender esse tempo para uma hora;

2) Aumente a consciência sobre seu corpo e suas reações. Assim, você conseguirá driblar a vontade de fumar – sabendo que o ideal é parar de vez – e de ingerir bebidas alcoólicas. O fumo e o álcool, somados ao estresse, agem como uma bomba-relógio contra a sua saúde;

3) Há um padrão de pessoa que abusa dos doces quando bate a ansiedade. Pois estamos no exato momento de controlar a gula por chocolates e outras delícias gastronômicas. Prefira uma alimentação frugal;

4) Controlar a mente também é indicado. Exercícios de respiração e relaxamento são indicados para quem precisa baixar os níveis de ansiedade. Reserve alguns minutos durante o dia, de preferência à noite, para dar atenção à mente. Inspire e expire calmamente, procurando esvaziar a mente das notícias ruins absorvidas durante o período. Além disso, evite a ingestão de café, álcool e alguns tipos de chá (preto e mate) à noite, a fim de favorecer o sono.





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