Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

28/11/2008
A importância do check-up no final do ano

Com a proximidade do fim do ano, o urologista Dr. José Travassos faz um alerta à população masculina. “Nesta época do ano, é imprescindível a realização de exames preventivos, de forma que os homens comecem 2009 com a saúde em dia. Por isso, sempre recomendo aos meus pacientes que façam o Check-up anual”, revela Travassos.

Segundo levantamento realizado no ano de 2008 pelo Ministério da Saúde, para cada oito consultas ginecológicas, acontece apenas uma urológica. O câncer de próstata, por exemplo, que é a segunda maior causa de morte entre os homens, perdendo apenas para os tumores de pulmão, pode ser tratado de maneira eficaz quando descoberto precocemente. Segundo Dr. Travassos, o método mais eficaz para o diagnóstico da doença é o exame de toque, muito temido pelos homens. “Além de ser o mais eficiente, o exame de toque retal é indolor e rápido”, reforça.

E não são apenas os homens mais velhos que têm de se preocupar com a saúde a longo prazo. A partir dos 20 anos é importante verificar os níveis de colesterol, triglicérides, glicemia (para descartar diabetes), atividade cardíaca e DST’s (doenças sexualmente transmissíveis).

Confira abaixo uma breve lista de exames sugeridos por Dr. Travassos para cada fase da vida do homem. “Assim como as mulheres realizam o papanicolau anualmente, os homens precisam visitar seu médico de confiança pelo menos uma vez ao ano”, afirma o urologista Dr. José Travassos.

PARA TODOS:

Medir pressão com freqüência e controlar o peso. A obesidade deve ser combatida, pois aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, não fumar, praticar exercícios e verificar se a carteirinha de vacinação está atualizada é sempre importante.

AOS 20 ANOS:

Controle de colesterol, triglicérides, glicemia, creatinina e urina. Avaliação de pintas. Realização de exames para prevenção de doenças hematológicas, como anemias hepáticas e cardíacas. Para os sexualmente ativos, usar Camisinha para prevenção de DST’s como HIV, hepatite B e C, HPV, clamídia, gonorréia, sífilis, herpes, cancro mole e donovanose.

ACIMA DOS 40 ANOS:

Os homens devem manter a adaptação às dicas acima e incluir outros cuidados, como ir ao oftalmologista e procurar um urologista para realizar exames para prevenção de câncer de próstata. Investigar possíveis neoplasias, que são o crescimento exagerado das células que ocasionam o câncer.

Logo, que tal aproveitar a chegada do ano novo e realizar os exames que podem mudar o destino da sua saúde? Para isso, prevenção é sempre a melhor opção. Pensando no seu futuro, e para curtir as festas de final de ano e as férias sem preocupações, visite o seu médico, realize todos os exames de check up e aproveite os momentos que estão por vir.

Veja mais sobre o assunto na matéria Prevenção ainda é o melhor remédio





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas