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17/06/2009
Sauna, o calor na medida certa

Uns adoram, outros odeiam. A sauna é um hábito antigo (ΙΙ antes de Cristo), de origem Finlandesa e era usada tanto para fins sociais (onde amigos se encontravam), quanto sanitários (para a mulher ter filhos, lugar onde se tinha privacidade e até por causa do uso de toalhas quentes). Pois é, a função sanitária chegou ao fim há muito tempo atrás, mas, em compensação, a sauna com fins sociais ganha cada vez mais adeptos.

Mil e uma indicações

O momento mais comum de se fazer uma sauna é após a prática de exercícios. Nada mais prazeroso do que sair cansado da malhação, tirar a roupa e se entregar à sauna. Ela relaxa, diminui a eletricidade do corpo, relaxa os músculos e alivia as dores musculares. O corpo na sauna, sob a atuação do calor, desintoxica, e faz a pele, através do suor, eliminar toxinas e sais. Mas nada impede que você saia exausto do seu trabalho e vá até seu clube ou academia, somente para fazer sauna e tomar uma ducha revigorante. Em geral, a sauna a vapor é melhor do que a sauna seca, por desidratar em menores proporções o corpo e a freqüência semanal de duas a três vezes por semana é a mais indicada.

De acordo com Dr. Mauricio Kurc, médico otorrinolaringologista dos Hospitais das Clínicas (HC) e Albert Einstein em SP, e com Pós-Doutorado no National Institutes of Healt – EUA explica um aspecto interessante da sauna para as vias respiratórias: “para a sinusite, por exemplo, o principal benefício é o umedecimento da mucosa nasal, com resultante fluidificação das secreções e uma possível melhora na drenagem (eliminação) das mesmas. Isso, aliás, ocorre em toda a via aérea, até traquéia, brônquios e alvéolos”. Por outro lado Dr. Kurc alerta que “deve-se ter cuidado com o superaquecimento da mucosa e conseqüentemente irritação e inflamação, resultando num efeito contrário, ou seja, obstrução nasal”.

Para a beleza, de acordo com a esteticista Samara Marques da Costa, “ela pode ajudar limpando profundamente a pele, por abrir os poros”. Experimente lambuzar a pele com cremes hidratantes ou máscaras especiais para os cabelos. Os resultados são maravilhosos, devido à sauna facilitar a absorção dos mesmos, potencializando os efeitos. O tempo indicado de se permanecer na sauna varia, mas pode-se dizer que o ideal é que não se ultrapasse 20 minutos e que se tome água durante sua permanência.

- Indicações específicas em pessoas saudáveis (com liberação médica):

1. contraturas musculares
2. artrose
3. fibroses e mialgias (dores pelo corpo)
4. cansaço
5. melhora bronquites e sinusites, limpando e desobstruindo as vias respiratórias
6. insônia: por ser relaxante, favorece o sono

Contra-indicações:


Doenças infecciosasGripe ou qualquer estado inflamatórioPeríodo menstrual e gravidezCálculos renais (a desidratação não e indicada)Hipertensos, diabéticos ou cardíacos
Para quem têm micoses (o calor proporciona a disseminação funjica) Pessoas acima de 60 anos (estas já estão mais propensas à desidratação)Varizes (devido à vasodilatação)Câncer (devido à fragilidade e debilidade do organismo)Enfisema


Cuidados

Se você é daqueles que adora a sauna, vale a pena lembrar de alguns cuidados importantes antes de colocar os chinelos e pegar sua toalha.

- posição: a ideal é deitada e não sentada, pois assim a cabeça receberá mais calor do que o corpo;

- cabelos: se quiser manter a cabeça menos quente entre na sauna com os cabelos secos;

- se tiver náusea devida à intensa sudorese, ingira líquidos isotônicos para repor o cloreto de sódio;

- não entre em jejum prolongado pois pode causar hipoglicemia. O ideal é fazer uma refeição leve umas três horas antes;

- intercale a sauna com banhos frios;

- evite bebidas alcoólicas antes, durante e após;

- ao sair da sauna prefira ambientes calmos onde você possa relaxar.


Dúvidas mais comuns

Sauna emagrece?NÃO. O que acontece é uma acentuada perda de líquido através do suor, devido ao calor. A perda de gordura não acontece.
Depois da sauna: banho quente ou frio?DUCHA FRIA. Não gelada, pois durante a sauna há uma vasodilatação superficial que será interrompida pela ducha fria, ocasionando uma vasoconstricção, tirando o sangue da periferia e ativando a circulação. Com uma ducha quente o efeito vasodilatador se potencializa, causando queda acentuada na pressão arterial, com sensação de tontura ou desmaio. O ideal é uma ducha de 30 segundos a 2 minutos.
Fazer sauna no inverno faz mal?NÃO. Na verdade é até a estação mais indicada, já que no inverno muitas pessoas apresentam problemas respiratórios e resfriados. Nas saunas a vapor, por exemplo, faz-se nebulizações, descongestionando as vias nasais.


Como você pôde ver, a sauna pode ser utilizada para o corpo e mente, basta você ter as informações necessárias para não correr riscos desnecessários de uma atividade que pode ser relaxante, prazerosa e com muito calor humano. Aproveite, relaxe!

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