Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

29/08/2009
Artrose

A artrose é uma das doenças mais frequentes da humanidade e uma das principais causas de incapacidade física com o avançar dos anos. De acordo com o Dr. Ari Radu Halpern, Reumatologista do Hospital das Clinicas, a artrose (ou osteoartrite como é atualmente conhecida) é uma doença da cartilagem articular que pode afetar várias articulações do corpo. Embora a artrose possa ocorrer como consequência de outras doenças ou malformações que alterem a arquitetura articular, frequentemente ela surge sem nenhuma causa aparente e nestes casos é chamada de artrose primária afetando principalmente quadril, joelhos, mãos e coluna.

A artrose se manifesta clinicamente por dor articular, eventualmente associada com inchaço e limitação dos movimentos. A causa da artrose primária não é totalmente conhecida, mas, o exercício físico regular e o controle de peso têm um importante papel na prevenção da artrose de membros inferiores. Da mesma forma, o tratamento da artrose já estabelecido em membros inferiores envolve sempre exercícios físicos, como de fortalecimento muscular, propriocepção e equilíbrio, que são, provavelmente, as modalidades terapêuticas não cirúrgicas mais importantes no acompanhamento destes pacientes.

Porém, lesões esportivas causadas por exercícios realizados de maneira incorreta podem favorecer o surgimento ou desenvolvimento de artrose já estabelecida. Desta forma, exercícios físicos em portadores de artrose devem ser realizados sob supervisão especializada.

Muitos pacientes com artrose procuram a B-Active para realizar um programa especifico para fortalecimento muscular. Os especialistas indicam e consideram o treinamento na academia especializada em Medicina Esportiva o procedimento mais adequado e seguro para retardar a cirurgia, facilitar o ato cirúrgico e proporcionar uma recuperação mais rápida pós cirúrgica.

Dr. Benjamin Apter, diretor da B-Active comenta que “é muito comum recebermos alunos com indicação cirúrgica da artrose. Para eles, desenvolvemos um programa especifico para dar um restabelecimento mais rápido nesta situação”. Ainda completa, que “a média do tempo de recuperação pós cirúrgica para clientes que se submeteram a esse programa é de dois meses. Isso significa que após isso, já estão aptos para realizar as AVDs (Atividades da Vida Diária) e também para retornarem a academia com indicação do próprio cirurgião para realizar um programa especifico de reabilitação.

O processo degenerativo de desgaste da cartilagem está principalmente relacionada ao envelhecimento, a problemas congênitos, traumatismo ou sobrecarga das articulações. Essa degeneração do tecido provoca dor, limitação do movimento e, em estágio avançado deformação do osso. Afeta principalmente as articulações dos joelhos, quadris e coluna vertebral.

O exercício físico adequado embora não atue nas causas hereditárias ou evite a ação do envelhecimento pode reduzir danos e adiar a progressão da doença, além de evitar a sobrecarga articular, afirma Dr. Benjamin Apter, especialista em Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício e Coordenador da academia B-Active.

Todos os estudos mais recentes apontam para o fortalecimento muscular, que estabiliza as articulações, afirma Apter. É importante que o exercício não cause impacto nem sobrecarga nas articulações.

Aqueles que sofrem de artrose, lombalgia e tendinites, também se beneficiam da ginástica holística porque ela previne e trata dores articulares e musculares, além de favorecer o funcionamento de órgãos e vísceras e ampliar a capacidade articular. "Esta ginástica também conscientiza o aluno quanto à sua respiração, propondo outras formas e possibilidades", afirma a terapeuta do Canto do Corpo, Monica Bassan. A técnica ainda ajuda a controlar a ansiedade, através da centralização no início das aulas que envolvem relaxamento ativo e movimentos que diminuem a freqüência cerebral.

O tratamento da artrose envolve um conjunto de medidas multidisciplinares que incluem medicamentos, terapia ocupacional, reabilitação, exercícios físicos e eventualmente cirurgia. No entanto, a melhor forma para cuidar do problema é a prática do exercício físico, que tem um papel central na prevenção, tratamento e até mesmo na reabilitação pós cirúrgica de portadores de artrose.

Serviço:

1) Canto do corpo
www.cantodocorpo.com.br

2) B-active
www.bactive.com.br





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas