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08/09/2009
Benefícios do alho, cebola e tomate prá sua saúde

VEJA OS BENEFÍCIOS QUE O ALHO, A CEBOLA E O TOMATE TRAZEM À SUA SAÚDE

Tomate, alface, cenoura, cebola, pimentões, pepinos, abóboras e tantas outras hortaliças compõem o prato dos brasileiros. Mesmo assim, o consumo é ainda muito baixo: estima-se 30 kg por pessoa por ano contra mais de 100 kg por pessoa por ano na Europa e Ásia. O baixo consumo tem reflexos na saúde. Muitas doenças poderiam ser evitadas consumindo as diferentes vitaminas, sais minerais e outros nutrientes expressos por meio das suas mais variadas cores. Muitas ajudam no combate a obesidade e as doenças derivadas dela, como pressão alta e diabetes; doenças cardiovasculares, câncer, etc.

Nutricionistas pelo país afora tem informado sobre os benefícios à saúde. A obesidade, por exemplo, já traz problemas para o brasileiro, que consome três vezes menos hortaliças e frutas ao dia do que as 400 g por pessoa por dia recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. A expectativa é que com a mudança da dieta alimentar do consumidor brasileiro, que já começou a reduzir a ingestão de produtos calóricos, substituindo-os por dieta mais ricas em fibras, vitaminas, sais minerais, todos facilmente encontrados em hortaliças (verduras e legumes) e frutas, haja a diminuição da doença. A adoção desta dieta pode reduzir as mortes devido a câncer na ordem de .20%, segundo o Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer.

Para contribuir com a alteração deste panorama, várias iniciativas têm sido adotadas com o objetivo de aumentar o consumo de hortaliças e frutas pelos Ministérios da Saúde, Educação e Agricultura, câmaras setoriais e diversas entidades em diferentes setores.

Além de serem ingredientes básicos para um bom tempero – o alho, a cebola e o tomate contêm substâncias que ajudam a prevenir doenças e promover saúde. Veja só:

Alho
O aminoácido cisteína é um dos compostos mais importantes do alho. Ele fixa-se a substâncias como o chumbo e o mercúrio, expulsando-os do organismo.

O alho contém também arginina, que estimula a secreção do hormônio do crescimento, fortalece o sistema imunológico e ajuda a remover a amônia – gerada pelo metabolismo das proteínas.

Atualmente, a alicina é o composto ativo mais estudado no alimento e um poderoso agente antibacteriano. Pesquisas revelam que os componentes ativos do alho impedem que o colesterol se fixe nas paredes dos vasos sanguíneos, além de ter propriedades anti cancerígenas.

Cebola
A cebola é uma ótima aliada no melhor funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. Ela promove o bom funcionamento do aparelho circulatório e renal, além de reduzir o risco de aparecimento do câncer de estômago.

A cebola conta com a quercetina, um agente antioxidante que auxilia na redução do colesterol. Além disso, ela auxilia também na redução da pressão arterial e evita a formação coágulos sanguíneos.

Tomate
O tomate está entre as hortaliças mais consumidas no mundo. Ele é fonte de vitaminas A e C, sais minerais como o potássio e o magnésio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro o tomate, maior é a concentração desses nutrientes.

Os tomates são a maior fonte de licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





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