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23/09/2009
Trekking

Andar a pé, aquela atividade que é tão natural na vida das pessoas, virou opção de lazer de grupos que batem perna por matas fechadas.

Essa caminhada, na versão mais pesada, ganha o nome de trekking. As trilhas são divididas por nível de esforço: podem durar um ou vários dias. Dependendo do roteiro, o esforço físico não chega a ser intenso e qualquer pessoa, a partir de 10 anos, pode fazer. Os iniciantes só devem evitar percursos longos e terrenos muito acidentados. A atividade trabalha os músculos das pernas e do bumbum e a queima calórica é alta: em uma hora de trekking você gasta, em média, 500 calorias.

Cuidados para se aventurar:

A atividade pode ser arriscada se o praticante não tomar certos cuidados...

1. Planeje bem a sua caminhada. O melhor é procurar uma agência de turismo especializada em atividades ao ar livre. Essas empresas organizam expedições e mantêm um profissional experiente por perto para orientar os grupos.

2. É bom levar sacos plásticos para colocar o lixo e também evitar que os objetos se molhem em eventuais travessias de rios ou chuva. Não se esqueça de colocar uma garrafinha com água, frutas e barras de cereais.

3. Fique de olho no clima. Consulte a previsão do tempo antes de sair de casa. O ideal é escolher um dia bonito para a caminhada. Se chover, procure um local para se proteger longe de margens de rios e de árvores.

4. Aprenda a lidar com imprevistos. Manter a calma diante de situações inesperadas é fundamental.

5. Tenha sempre na mochila um kit de primeiros socorros com itens básicos (algodão, esparadrapo, gaze, anti-séptico).

6. Não dispense um repelente — se bem que, quando começa a escurecer, não tem muito jeito porque os insetos atacam sem piedade.

7. Prefira roupas de fibra sintética, que secam rapidamente. Mesmo que vá caminhar em locais quentes, leve peças compridas para se proteger de insetos, carrapatos e espinhos. Por baixo, coloque sempre um biquíni ou short. Se estiver frio, agasalhos e capa de chuva são indispensáveis.

8. Use botas de caminhada. Elas são melhores do que tênis, desde que previamente amaciadas (para evitar bolhas) e bem amarradas (para não levar tombos). Se você não tiver, use um tênis de cano alto e material resistente.

9. Não deixe o cabelo solto. Prenda-o num rabo-de-cavalo.

10. Faça um aquecimento e alongue os músculos antes. Os exercícios despertam a musculatura e evitam lesões.





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