Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

10/09/2010
Não deixe a depressão te pegar

A depressão se tornou ícone dos tempos modernos. Tantos desafios e envolvimentos com problemas do cotidiano acabam distanciando as pessoas delas mesmas. O avanço tecnológico, onde um ano quase representa um século de antigamente, ocasiona um impacto monstruoso no organismo.

O organismo precisa do necessário equilíbrio entre o trabalho e o repouso. O corpo vive num constante processo metabólico de absorção e gasto de energia. Esse organismo tão especial tem que fabricar sua energia, por isso use o corpo de forma moderada e equilibrada.

A depressão e decorrência de um organismo ultrajado, vilipendiado e agredido, de tal forma, que ele desiste da vida. A depressão é a imagem da antivida. É quase um curto circuito nas engrenagens que desenvolvem a vida.

Depressão é o débito com a vida - da vida. A pessoa se sente acabada, triste, prostrada e quer até mesmo se suicidar. Para evitar este débito com a vida é necessário estar em equilíbrio. É fácil evitar a depressão, mas é difícil sair dela. E sair de forma natural é mais difícil ainda.

Não queria falar aqui sobre o que fazer com a depressão, mas sim o que fazer para evitá-la. Ela não faz parte da vida, como não fazia há tempos atrás, quando as pessoas trabalhavam bem mais do que hoje, mas era um trabalho com o físico e não com é hoje, com a mente, com as emoções e o sistema nervoso, o que provoca um enorme desgaste para o organismo.

12 dicas para evitar a depressão de forma natural:

1. Traga mais equilíbrio para a sua vida. Curta mais cada momento, como se fazia antigamente, onde o trabalho manual obrigava uma constante atenção no que se fazia e como se fazia. Sua cabeça deve estar, onde o seu corpo está.

2. É necessário fazer paradas durante o trabalho para respirar profundamente e relaxar. Espreguice! Boceje! Não subtraia demais sua energia, senão você entra em débito de vida. Correr na vida que nem tonto traz depressão.

3. Alimente-se de forma saudável e moderada. A alimentação em excesso ao ser metabolizada, provoca um maior gasto de energia do que o que foi ingerido.

4. Antes de uma depressão, existe uma quantidade enorme de avisos de que seu sistema não está agüentando o ritmo da sua vida. A dor e o mal-estar são nossos maiores amigos, pois nos alertam, para prestar atenção no corpo. Cansaço e estresse são sinais para você ficar atento. Perceba os sinais que o corpo transmite ou oferece e mude o ritmo de vida e de trabalho.

5. A sauna semanal, de preferência a úmida, é um relaxamento.

6. Caminhe ou corra. Você terá um ótimo efeito catártico. Corrida é uma meditação ativa e, caminhar na praça, é anti-stress.

7. Mantenha um contato com a natureza, tome um banho de mar a cada 15 dias. Ou uma vez por semana vá à piscina, pois a água e um fator anti-stress. Tome banho, se possível, mais vezes do que o habitual. A água tem um efeito relaxante. Banho não é para ficar limpo, mas para relaxar.

8. Fique atento com o uso da sua energia, que não deverá baixar. Energia baixa causa depressão. Não brigue, não fique nervoso e agitado, pois isto consome energia.

9. Tome sol, pois é anti-stress. Vinte a quinze minutos de sol te dará uma energia sideral. Tome sol nas costas e no peito.

10. O sono reparador é um precioso alimento que trabalha no caminho oposto ao da depressão.

11. Recolha-se no seu interior, busque o autoconhecimento. Isto evitará o desalento e a conseqüente desorganização orgânica.

12. O melhor remédio para a depressão e a prevenção feita de forma natural, cuidando de si com qualidade de vida.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Comportamento com Dra. Silvia Bolognani





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas