Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

18/02/2011
Quem resiste a um sorriso branco e bonito?

A busca por um sorriso branco tem levado cada vez mais pessoas aos consultórios dos dentistas, e com a chegada do Carnaval nem se fala. Os foliões querem mostrar o sorriso branco e saudável na Avenida.

Cantar, sambar e sorrir no Carnaval com os dentes amarelados, com mau hálito, sem a higiene correta da escovação causam vergonha a qualquer um. Para não passar por tal constrangimento, a Odontologia Estética passa a ser uma grande aliada, pois tem o papel de não só cuidar do aspecto visual dos dentes como o de fazer um trabalho de prevenção e reeducação dos pacientes que visa saúde e estética, sendo que uma das opções abrange justamente tratamentos de clareamento.

Quando o sorriso deixa de ser clarinho, Dr. Ismael Marques Novo, cirurgião-dentista, especialista em Periodontia, explica que é possível tratar a estética bucal e ainda trazer bem-estar ao paciente "A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a auto-estima dos pacientes e contribuir para o seu sucesso".

Com o clareamento dentário, além das manchas desaparecerem, o processo elimina bactérias e promove a desinflamação da gengiva, já que o gel clareador contém substâncias que também desinfetam, limpam e descontaminam os dentes.

As principais técnicas de clareamento existentes são o doméstico assistido, o com luz - que pode ser o laser - e a mista. O clareamento doméstico é realizado pelo paciente em casa e supervisionado pelo dentista. No laboratório é feita uma moldeira personalizada de silicone que serve para colocar o gel, e todos os dias o paciente passa um tempo que varia de 30 minutos a 8 horas, determinado pelo dentista, com o gel em contato com os dentes.

O procedimento a laser é feito no consultório e o gel utilizado tem a concentração mais elevada de peróxido de hidrogênio, assim o resultado é mais rápido. Geralmente, esse procedimento é usado para quem tem pressa com o resultado.

Já, na técnica mista, primeiro é aplicado o gel de concentração alta no consultório e depois sob a supervisão do dentista complementa-se com o uso da moldeira em casa com o gel de baixa concentração, até obter o branco desejado. "Essa técnica de moldeira no consultório é para evitar o uso por tempo indevido de gel de alta concentração, que pode acarretar queimaduras nas gengivas e sensibilidade. O tempo de clareamento varia de acordo com a coloração dos dentes do paciente"., explica Dr. Ismael Marques.

Outro ponto fundamental para a beleza e saúde dos dentes é a escovação correta, pois até pouco tempo foi detectado numa pesquisa do Ministério da Saúde que muitos brasileiros não sabem escovar os dentes. O que parece um ato simples até mecânico, necessita de orientação e técnica para alcançar resultados efetivos, até mesmo para impedir que através da boca - dentes e gengiva - se estabeleça um caminho de entrada para contaminações e infecções.

Apesar de óbvio, vale ressaltar o conselho: é importante escovar os dentes após cada refeição para evitar bactérias e cáries. Quem tem um dia a dia corrido e trabalha na rua, sempre que possível deve realizar uma escovação bem caprichada e se empenhar em cuidar dos dentes e da boca, englobando língua e bochechas, à noite antes de dormir. "Escovar os dentes de forma correta leva no mínimo 10 minutos, sem usar a força para não machucar a gengiva e provocar sangramentos", alerta o dentista.

Materiais necessários para escovar os dentes:

Escova - geralmente são indicadas as pequenas, com cerdas macias, para alcançar todos os dentes do fundo. A recomendação é que seja trocada no mínimo a cada 2 meses.

Pasta - sabor/marca fica ao gosto do paciente.

Fio dental - remove restos de alimentos dos lugares aonde a escova não alcança. A diferença entre a fita dental e o fio é a espessura.

Enxaguatórios - só devem ser usados com orientação do dentista.

Vale a pena investir no tratamento dentário, pois grande parte das pessoas concentram o olhar no rosto, e a boca é um dos itens mais observados, ainda mais no Carnaval. Só um dentista especializado é capaz de fazer a análise estética, que é fundamental para se verificar o que pode ser feito para estabelecer um sorriso que se harmonize com a aparência física.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas