Colunistas

Dr. Roberto Ranzini - CRM-SP 70.975
Ortopedia e Medicina Esportiva - TEOT: 5836
Artigos | Currículo   

Dores nos calcanhares

Cada quilômetro de caminhada produz aproximadamente 50 toneladas de sobrecarga em cada pé. Eles podem suportam esta sobrecarga enorme mas quando ultrapassa a capacidade de absorção de impactos pode gerar lesões. Quando você pratica esportes em superfícies muito duras ou usa calçados inadequados pode provocar irritação dos tecidos e consequentemente gerar dor no calcanhar que é o problema mais freqüente considerando os pés e o tornozelo.

Um calcanhar dolorido geralmente melhora espontaneamente com repouso mas muitas pessoas ignoram a dor e continuam praticando aquela atividade ou usando o mesmo calçado produzindo uma lesão crônica muitas vezes de difícil tratamento. Mesmo assim o tratamento cirúrgico raramente é necessário.

Diagnóstico
Dor no calcanhar pode ter muitas causas. Se o seu calcanhar começar a doer procure o quanto antes seu médico para determinar o por que e iniciar o tratamento. Diga exatamente onde se localiza a dor e quando iniciou, ele ou ela farão alguns testes específicos para determinar o diagnóstico preciso, se necessário solicitarão exames complementares para poder determinar o tratamento adequado.

Tratamento
Existem duas localizações possíveis para dor no calcanhar: na face plantar ou posterior do osso calcâneo.

Dor na planta do calcanhar
Se a dor acomete a região do calcanhar que você pisa podem existir mais de uma condição causadora:

Trauma direto. Quando você pisa descalço sobre um objeto saliente ou uma pedra isto pode causar uma lesão dos tecidos adjacentes ao calcanhar e geralmente melhora apenas com repouso e gelo aplicado no local.

Fasciite plantar. Ao fazer exercícios como muita corrida ou saltos você pode causar uma inflamação da fascia plantar, uma membrana que une o calcâneo à base dos dedos. A dor concentra-se no calcanhar e pode ser leve mas piora quando dá os primeiros passos pela manhã ao acordar. Dependendo do quadro você precisará tomar medicação antiinflamatória, usar calcanheira nos calçados ou até mesmo fazer fisioterapia.

Esporão de calcâneo. Quando a fasciite plantar permanecer por longos períodos pode provocar a formação de um esporão de calcâneo (depósito de cálcio) na região de inserção da fascia plantar no calcâneo. Isto só é visível através de radiografias e o tratamento é similar à fasciite plantar, porém, geralmente mais demorado.

Dor atrás do calcanhar
Se você apresentar dor atrás do calcanhar pode ser uma inflamação do local de inserção do tendão do calcâneo (Aquiles) no osso (bursite retrocalcaneana). As pessoas geralmente se lesam desta forma quando treinam corrida por longas distâncias ou usam calçados que atritam com esta região do calcanhar. A dor piora com o tempo se não for eliminado o fator causal e ocorre um espessamento da pele com vermelhidão local e dor. A dor piora quando você dá os primeiros passos depois de algum tempo em repouso e se usar calçados muito duros na região posterior. Pode haver formação de esporão também.

O tratamento inclui repouso das atividades, uso de órteses para amenizar o atrito com o calçado, exercícios de alongamento do tendão de Aquiles, uso de antiinflamatórios e gelo, além de fisioterapia.








Veja todos os artigos
Terapia por Ondas de Choque!
Displasia do Desenvolvimento do Quadril (ou Luxação Congênita do Quadril)
Os joelhos do corredor
Dores nos calcanhares
Joanete dos pés
Lesões comuns dos ombros
Artrite de Joelho
Lesão do ligamento cruzado anterior em mulheres
Dor no joelho do adolescente
Como prevenir dor nas costas no trabalho ou em casa
Dores nas costas e atividade física